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dc.contributor.advisorCampos, Luciene Jung de
dc.contributor.authorMoreira, Maicon Gularte
dc.contributor.otherGastal, Susana de Araújo
dc.contributor.otherSoares, Alexandre Sebastião Ferrari
dc.date.accessioned2017-06-07T15:52:18Z
dc.date.available2017-06-07T15:52:18Z
dc.date.issued2017-06-07
dc.date.submitted2017-04-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2659
dc.descriptionEste trabalho propõe uma problematização do segmento de Turismo LGBT, com base na análise dos mecanismos de interpelação que são responsáveis pela produção do sujeito LGBT como um turista LGBT. Para isso, assume o folheto promocional da campanha “¡TRAE TUS COLORES!” como a materialidade de onde oito sequências discursivas são tomadas para compor o corpus de análise. Esta campanha, apoiada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), promoveu o Brasil como um destino turístico LGBT em dezembro de 2014 nas cidades de Madrid e Valência, na Espanha. A análise do folheto promocional se filia aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa teorizada por Michel Pêcheux, que articula conceitos oriundos de três campos teóricos: da Psicanálise, do Materialismo Histórico e da Linguística. Por isso, aproxima os conceitos de sujeito e ideologia para discutir os mecanismos pelos quais a ideologia interpela esses sujeitos, autorizando alguns sentidos ao seu desejo inconsciente e desautorizando outros. Este processo, responsável por identificar o sujeito e censurar o desejo, produz deslocamentos de ordem psíquica e física, interpretados aqui como a busca pela realização do desejo através das viagens. Assume, portanto, que a impossibilidade de tomar uma posição, bem como de inscrever o desejo, é o que promove o deslocamento do sujeito, a pesquisa faz um retorno no campo do turismo. Esse último, é aproximado da noção de espetáculo (DEBORD, 1997), da qual é possível perceber a fetichização do desejo do sujeito na garantia da alienação desse sujeito de sua própria condição. Em seguida, demonstra pela análise das sequências discursivas selecionadas, o processo de produção de sentidos a partir das formações imaginárias (PECHEUX, 2014a). No caminho descrito, o trabalho sugere pensar o Turismo como um aparelho ideológico de Estado (ALTHUSSER, 2003), pois funciona como um campo de reprodução da ideologia dominante, que é a ideologia da classe dominante, responsável por regular os discursos que falam de e para os sujeitos LGBT. Discursos sobre uma sexualidade estigmatizada, inclusive através do Turismo, mobilizada em torno do significante sexo e intrinsicamente imbricada no jogo de forças ideológico de dominação desses sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes a problematization of LGBT Tourism segment, based on analysis of the interpellation mechanisms that are responsible for produce the LGBT subject as a LGBT tourist. To do this, assume the promotional leaflet of the campaign "TRAE TUS COLORES!" as the materiality from which eight discursive sequences are taken to compose the analysis corpus. This campaign, supported by the Brazilian Tourism Institute (EMBRATUR), promoted Brazil as an LGBT tourist destination in December 2014 in the cities of Madrid and Valencia, Spain. The analysis of the promotional leaflet is affiliated to the theorical-methodological dipositive of French Discourse Analysis theorized by Michel Pêcheux, articulating concepts from three theoretical fields: Psychoanalysis, Historical Materialism and Linguistics. For that reason, approaches the concepts of subject and ideology to discuss the mechanisms through which ideology interpellates these subjects, authorizing some senses to their unconscious desire and disallowing others. This process, responsible for identifying the subject and censor the desire, produces psychical and physical displacements, interpreted here as the search for the realization of desire through travel. Assume, therefore, that the impossibility of taking a position, as well as inscribing the desire, is what promotes the displacement of the subject, the research makes a return to the field of Tourism. The latter is approximated to the notion of spectacle (DEBORD, 1997), from which it is possible to perceive the fetishization of the subject's desire to guarantee the alienation of this subject from his own situation. Then, the analysis of the selected discursive sequences demonstrates the process of production of senses from the imaginary formations (PECHEUX, 2014a). In the way described, the work suggests think Tourism as an ideological apparatus of State (ALTHUSSER, 2003), because it functions as a field of reproduction of the dominant ideology, which is the ideology of the ruling class, responsible for regulating discourses that speak of and for LGBT subjects. Discourses about a stigmatized sexuality, including through Tourism, mobilized around the significant sex and intrinsically imbricated in the game of ideological forces of domination of these subjects.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectTourist tradeen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectSexual minoritiesen
dc.subjectIdeologyen
dc.title¡Trae tus colores! : a (sex)usualidade no turismo LGBTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7209077042280859pt_BR
mtd2-br.author.lattesMOREIRA, M. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


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