dc.contributor.advisor | Missell, Valquíria Villas Boas Gomes | |
dc.contributor.author | Boff, Bruna Cavagnoli | |
dc.contributor.other | Loder, Liane Ludwig | |
dc.contributor.other | Lima, Isolda Gianni de | |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T17:49:19Z | |
dc.date.available | 2017-06-28T17:49:19Z | |
dc.date.issued | 2017-06-28 | |
dc.date.submitted | 2017-03-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2805 | |
dc.description | Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa em uma turma da disciplina de Pré-Cálculo, de cursos de Engenharia, visando à ocorrência de uma aprendizagem significativa de conceitos relacionados a funções matemáticas. A escolha dos conteúdos “Função de Primeiro Grau”, “Função Exponencial” e “Função Logarítmica”, nessa unidade de ensino, deve-se, primordialmente, ao fato de que o conceito de função é um dos conceitos fundamentais da Matemática, dadas suas inúmeras aplicações na Engenharia. Nesse contexto, trata-se do ponto de partida para a construção dos conceitos de derivada e de integral, que são a base do Cálculo Diferencial e Integral. Além disso, dificuldades em relação às funções aqui abordadas têm sido expressivas, também, em outras disciplinas dos cursos de Engenharia, o que motivou a escolha para este trabalho de pesquisa. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa; de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos; participante, quanto aos procedimentos. A unidade de ensino foi organizada em oito momentos com atividades específicas para cada tipo de função. A análise dos resultados da aplicação da proposta foi feita por meio de instrumentos de avaliação inicial e final, além da construção de mapas conceituais. A pesquisa foi realizada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com a análise dos mapas conceituais fundamentada em uma adaptação da Taxonomia Topológica de Novak e Cañas, e os resultados apontaram que a metodologia adotada é um método de ensino com potencial para promover a aprendizagem significativa, reduzir a evasão e diminuir a retenção no contexto da educação em Engenharia. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the elaboration, the application and the evaluation of a potentially meaningful teaching unit in a Pre-Calculus course of engineering courses, aiming at the occurrence of a meaningful learning of concepts related to mathematical functions. The choice of the "first degree function", "exponential function" and "logarithmic function" contents in this teaching unit is primarily due to the fact that the concept of function is one of the fundamental concepts of mathematics, given its many applications in Engineering. In this context, it is the starting point for the construction of the derivative and integral concepts, which are the basis of Differential and Integral Calculus. In addition, difficulties in relation to the functions discussed here have been significant, also, in other Engineering courses, which motivated the choice for this research work. The research was carried out through a qualitative approach; of applied nature; descriptive in relation to the objectives; participant, regarding the procedures. The teaching unit was organized in eight steps with specific activities for each type of function. The results analysis of the application of the proposal was done through instruments of initial and final evaluation, besides the construction of conceptual maps. The research was carried out based on the Ausubel’s Theory of Meaningful Learning, with the analysis of the conceptual maps based on an adaptation of the Topological Taxonomy of Novak and Cañas, and the results pointed out that the adopted methodology is a methodological strategy with potential to promote meaningful learning, reduce evasion and increase retention rates in the context of engineering education. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática para engenharia | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Engineering mathematics | en |
dc.subject | Engineering | en |
dc.subject | Study and teaching | en |
dc.title | Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5281533243440404 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BOFF, B. C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Sauer, Laurete Zanol | |