Metodologia de avaliação de software educacional
Visualizar/ Abrir
Data
2017-08-21Autor
Fantin, Kátia
Orientador
Notari, Daniel Luís
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A necessidade de avaliar um software educacional antes de decidir sobre a sua adoção é imprescindível. Com a diversidade de abordagens de avaliação disponíveis, é comum o surgimento de dúvidas sobre a escolha da técnica mais adequada. Cada uma delas propõe critérios e formas de exploração diferentes, o que dificulta a identificação da mais abrangente, para que aspectos técnicos, pedagógicos e de qualidade de uso sejam contemplados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi propor e aplicar uma metodologia de avaliação de software educacional, com foco no nível básico de ensino, que auxilie significativamente o processo de avaliação. A proposta foi elaborada a partir da da realização de uma análise de trabalhos relacionados. A metodologia, desenvolvida com base no framework DECIDE, propõe que sejam realizadas observações dos usuários desses programas e avaliações preditivas. Os dados, obtidos a partir da aplicação da metodologia, demonstravam aprovação dos softwares avaliados e reforçaram a importância da utilização de programas educacionais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem (sic).