Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes
Zusammenfassung
Considerando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho é a proposição de uma sequência didática para preparar e orientar estudantes do ensino médio à visita técnica em setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes, e ampliar a qualidade na formação do estudante de ensino médio, a partir da vivência de experiências que locais distintos da tradicional sala de aula oferecem. A visita técnica é um recurso didático-pedagógico que obtém ótimos resultados educacionais, pois os estudantes podem observar os conceitos analisados em sala num ambiente real, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem, fazendo com que se amplie ao estudante o conceito de integração, de reflexão e ação, teoria e prática. A sistematização das várias etapas do trabalho, tanto em nível da prática pedagógica, como da investigação teórica, baseou-se na estratégia das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Com a expectativa de apoiar outros professores que tenham interesse em trabalhar o tema radiações ionizantes, ao final foi gerado como produto da presente dissertação uma sequência didática em oito aulas, que envolvem a preparação prévia da visita técnica ao setor de radiologia hospitalar, a visita em si, e a abordagem posterior para consolidação dos conteúdos. Para a análise dos resultados foram utilizados métodos qualitativos, como a construção de mapas conceituais, dramatização e construção de maquetes.