Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMesquita, Alexandre
dc.contributor.authorBortoli, Leomar de
dc.contributor.otherOkuno, Emico
dc.contributor.otherGiovannini Junior, Odilon
dc.date.accessioned2017-09-04T16:42:17Z
dc.date.available2017-09-04T16:42:17Z
dc.date.issued2017-09-04
dc.date.submitted2017-06-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3118
dc.descriptionConsiderando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho é a proposição de uma sequência didática para preparar e orientar estudantes do ensino médio à visita técnica em setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes, e ampliar a qualidade na formação do estudante de ensino médio, a partir da vivência de experiências que locais distintos da tradicional sala de aula oferecem. A visita técnica é um recurso didático-pedagógico que obtém ótimos resultados educacionais, pois os estudantes podem observar os conceitos analisados em sala num ambiente real, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem, fazendo com que se amplie ao estudante o conceito de integração, de reflexão e ação, teoria e prática. A sistematização das várias etapas do trabalho, tanto em nível da prática pedagógica, como da investigação teórica, baseou-se na estratégia das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Com a expectativa de apoiar outros professores que tenham interesse em trabalhar o tema radiações ionizantes, ao final foi gerado como produto da presente dissertação uma sequência didática em oito aulas, que envolvem a preparação prévia da visita técnica ao setor de radiologia hospitalar, a visita em si, e a abordagem posterior para consolidação dos conteúdos. Para a análise dos resultados foram utilizados métodos qualitativos, como a construção de mapas conceituais, dramatização e construção de maquetes.pt_BR
dc.description.abstractWhereas the school must train individuals prepared for the exercise of citizenship, it must display the contents more closely related to the daily life of the student. The objective of this work is to propose a didactic sequence to prepare and guide high school students to technical visit in a hospital radiology department as a potentially significant resource for the teaching of ionizing radiation, and increase the quality of training high school student from the life experiences that different sites of traditional classroom offer. The technical visit is a didactic-pedagogic resource that get great educational results, as students can observe the concepts discussed in class in a real environment, making it a more motivating and meaningful process for learning, causing it to expand the student the concept of integration, reflection and action, theory and practice as well. The systematization of the various stages of the work, both in terms of pedagogical practice and theoretical research, was based on the strategy of potentially significant teaching units. With the expectation of supporting other teachers who are interested in working the issue ionizing radiation, at the end it was generated as a product of this dissertation a didactic sequence in eight classes, which involve the prior preparation of the technical visit to the hospital radiology department, the visit itself, and further approach to consolidation of the contents. For the analysis of the results were used qualitative methods, such as the construction of concept maps, role play and building models.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRadiação ionizantept_BR
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectIonizing radiationpt_BR
dc.subjectEducation - Teaching methodspt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.titleVisitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5166866014547418pt_BR
mtd2-br.author.lattesBORTOLI, L.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSpindola, Marilda Machado


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples