Proposta de uso do objeto de aprendizagem incluir em contextos organizacionais : princípios teóricos norteadores
Fecha
2017-10-23Autor
Zampieri, Ana Claudia Baratieri
Orientador
Bisol, Cláudia Alquati
Metadatos
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A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um tema que instiga reflexão, principalmente no que diz respeito à busca de possibilidades em se reduzir as barreiras encontradas nesse contexto. A aprendizagem nas organizações pode ser uma alternativa para essa demanda, uma vez que boa parte das dificuldades identificadas está no desenvolvimento de recursos humanos com vistas à inclusão. Nesse sentido, a tecnologia tem se mostrado um importante recurso para as organizações ao se pensar em estratégias de formação, pois podem atuar como alternativa em processos de desenvolvimento. Esta dissertação objetiva identificar princípios teóricos norteadores que possam fundamentar o uso do Objeto de Aprendizagem Incluir (OA Incluir) na formação de recursos humanos para a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes laborais. O OA Incluir foi concebido para a formação de professores, considerando o contexto escolar. É um recurso digital, gratuito, que permite a livre navegação e uso em ambientes educativos. O presente estudo de revisão bibliográfica inicia apresentando um panorama da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro sob o olhar da gestão da diversidade e procura compreender os princípios da aprendizagem organizacional. Em seguida, realiza-se uma análise da perspectiva epistemológica, organização e estrutura do OA Incluir, identificam-se princípios norteadores para o uso dos módulos já disponíveis do OA com vistas à formação de RH para a inclusão e busca-se identificar princípios norteadores para o planejamento de um módulo específico para as organizações. Os principais resultados permitem aproximar o OA Incluir, por meio de sua base epistemológica, de pressupostos teóricos da aprendizagem organizacional. Constata-se que a estrutura do OA Incluir, composta dos níveis mobilização, provocação e informação e baseada em uma abordagem construtivista, atende às questões norteadoras apontadas para a definição do conceito de aprendizagem organizacional que situam o nível de aprendizagem, a neutralidade da meta, a noção de mudança e a natureza processual como elementos essenciais para se compreender a aprendizagem nas organizações. Evidencia-se que o conteúdo necessita de adaptações de modo que os sujeitos das organizações sintam-se contemplados nas problematizações propostas, uma vez que até então o universo do trabalho é abordado de forma periférica.