"A uva e a engrenagem de bronze" : uma leitura da arte numismática de Bruno Segalla
Fecha
2017Autor
Duarte, Mariana
Orientador
Santos, Rafael José dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese tem como principal objetivo analisar os elementos imagéticos representados pelo artista plástico, militante e metalúrgico caxiense Bruno Segalla (1922 – 2001), em parte de seu acervo numismático, que compreende as medalhas cunhadas em bronze, dentro de um tema em especial: a ideologia do trabalho. Por meio da leitura de imagem, apresentamos as aproximações e distanciamentos entre a imagem e a palavra, assim como o modo como o corpus escolhido para a análise pode ser utilizado como fonte de pesquisa, ao reconduzir aspectos da história de uma determinada região compreendida pela colonização italiana. Busca-se, além de demonstrar a linguagem artística como fonte histórica, observar a arte da numismática – ciência que estuda as moedas e medalhas. Anterior à realização da leitura das imagens, está traçada uma biografia de Segalla, configurando especialmente sua trajetória como militante dos direitos trabalhistas, característica que está expressa em suas obras. A história do artista, do metalúrgico e de seu ativismo mesclam-se com a história da cidade de Caxias do Sul/RS, perpassando por eventos culturais, como a Festa Nacional da Uva, pela religião e pelo conceito de trabalho, construída a partir da narrativa local acerca da colonização italiana e da industrialização.