Modelo para determinação do mix de produção em um ambiente de customização em massa
Zusammenfassung
A estratégia de customização em massa (CM) caracteriza-se por possibilitar alta variedade e volume de produção com custos relativamente baixos. Contudo, a alta variedade causa dificuldades para planejar um mix de produção que otimize os recursos disponíveis na empresa. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de cálculo para mensurar quais os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM de uma empresa moveleira. No referencial teórico, são definidos os conceitos e níveis da CM, apresentados seus habilitadores e práticas que possibilitam o sucesso dessa estratégia; também é abordada a pesquisa operacional, tratando das ferramentas para o cálculo do mix ideal de produção. O método de pesquisa possui abordagem quantitativa; através de um estudo de caso, foram propostas dez etapas, nas quais foram considerados não mais os produtos, mas seus níveis inferiores; esses foram agrupados de acordo com sua similaridade, para posterior modelagem e otimização. Os resultados da otimização foram comparados com dados obtidos da produção real da empresa. Como resultados deste estudo, obtiveram-se um método para agrupar as partes do produto por similaridade de processo, um algoritmo para otimização do mix de produção e um modelo que mensure os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM. O modelo criado demonstra que, no caso estudado, a adoção do mix ideal de produção permite ampliar o valor faturado em até 44,27%.