• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Modelo para determinação do mix de produção em um ambiente de customização em massa

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Tiago Martini Riboldi.pdf (1.690Mb)
Date
2017-12-19
Author
Riboldi, Tiago Martini
Orientador
Vidor, Gabriel
Metadata
Show full item record
Abstract
A estratégia de customização em massa (CM) caracteriza-se por possibilitar alta variedade e volume de produção com custos relativamente baixos. Contudo, a alta variedade causa dificuldades para planejar um mix de produção que otimize os recursos disponíveis na empresa. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de cálculo para mensurar quais os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM de uma empresa moveleira. No referencial teórico, são definidos os conceitos e níveis da CM, apresentados seus habilitadores e práticas que possibilitam o sucesso dessa estratégia; também é abordada a pesquisa operacional, tratando das ferramentas para o cálculo do mix ideal de produção. O método de pesquisa possui abordagem quantitativa; através de um estudo de caso, foram propostas dez etapas, nas quais foram considerados não mais os produtos, mas seus níveis inferiores; esses foram agrupados de acordo com sua similaridade, para posterior modelagem e otimização. Os resultados da otimização foram comparados com dados obtidos da produção real da empresa. Como resultados deste estudo, obtiveram-se um método para agrupar as partes do produto por similaridade de processo, um algoritmo para otimização do mix de produção e um modelo que mensure os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM. O modelo criado demonstra que, no caso estudado, a adoção do mix ideal de produção permite ampliar o valor faturado em até 44,27%.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3389
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV