Análise de desempenho setorial com base em indicadores econômicos e financeiros : um estudo de caso em uma empresa do ramo de confecções de produtos para cama, mesa e banho da serra gaúcha
Datum
2018-02-16Autor
Vidal, Miriam dos Santos
Orientador
Jaroseski, Sinara
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A contabilidade gerencial é uma ferramenta para a interpretação do ambiente empresarial, sendo que as informações geradas através dela auxiliam os gestores em relação a controles e estratégia para a tomada de decisão. Tem-se também como ferramenta de grande utilidade a elaboração de indicadores, onde, a partir destes, pode-se ter uma ampla visão econômica, financeira e patrimonial da empresa. Quando uma empresa possui unidades de negócios, é necessária a avaliação de modo individual de cada estabelecimento, para que se tenha informações do desempenho de cada uma. Esta pesquisa discorre sobre a análise de desempenho setorial a partir de indicadores econômicos e financeiros de uma empresa do ramo de confecção de produtos para cama, mesa e banho, localizada na Serra Gaúcha - RS, com o intuito de identificar o quanto cada uma de suas unidades, matriz e filiais, contribui para o resultado consolidado da empresa. Em relação aos procedimentos técnicos, a metodologia utilizada foi classificada como estudo de caso e pesquisa bibliográfica, tendo sua abordagem de forma qualitativa e quantitativa. Quanto aos métodos, foram categorizados como pesquisa exploratória e descritiva. Para demonstrar o tema proposto, foram realizados cálculos de indicadores econômicos e financeiros, sendo estes, índices de lucratividade, liquidez, endividamento e prazos médios. Estes cálculos foram desenvolvidos a partir dos dados fornecidos pela empresa, dados estes que compreendem os exercícios de 2015 e 2016. Desta maneira, foi possível verificar o quanto cada unidade contribuiu para o resultado consolidado, sendo que em termos de lucratividade no ano de 2015, a matriz e a filial 03 obtiveram prejuízo, porém a representatividade das filiais 01 e 02, que resultaram em 183% e 101% do lucro consolidado respectivamente, foram capazes de suprir tais perdas. Já no ano de 2016 todas as unidades contribuíram positivamente para o resultado global, destacando-se as filiais 01 e 03 que representaram 42% e 37% do lucro consolidado (sic).