Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHerédia, Vania Beatriz Merlotti
dc.contributor.authorSá, Francisco Carlos Vieira de
dc.contributor.otherCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
dc.contributor.otherSabtos, Miriam de Oliveira
dc.date.accessioned2018-03-05T14:26:14Z
dc.date.available2018-03-05T14:26:14Z
dc.date.issued2018-03-05
dc.date.submitted2017-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3515
dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo principal de conhecer desafios e possibilidades relacionados ao turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul/RS sob o ponto de vista de diversos atores desse cenário, tais como organizadores de eventos, representantes do setor público e da iniciativa privada. O estudo busca contribuir para a discussão sobre as possibilidades de uma nova matriz econômica para o município, na qual o turismo de negócios e eventos pode se inserir. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa e exploratória. A formação do corpus se deu pela técnica de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram levados em conta os seguintes critérios para a seleção de entrevistados: nove pessoas que atuam ou já atuaram em funções de liderança e gerenciamento em órgãos e empreendimentos públicos e privados de Caxias do Sul que tenham relação com o assunto, tais como: Secretaria Municipal do Turismo, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Conselho Municipal do Turismo e organizadores de eventos de negócio de pequeno e grande porte. O corpus foi analisado pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2000), que determina três fases para o tratamento das informações coletadas e a esquematização dessas informações em categorias. Seis categorias emergiram dessa análise: espaços para eventos, cultura do empresariado; condições de infraestrutura; responsabilidade entre o privado e o público e o novo turismo. Os relatos apontam que Caxias do Sul possui dificuldades relacionadas a espaços adequados para a realização de eventos. Também há limitações em relação a aspectos de infraestrutura da cidade, como no caso do aeroporto e das rodovias. A cultura do empresariado pode interferir de forma negativa na atividade devido ao desconhecimento do empresário da importância em investir em eventos e, consequentemente, no turismo. É de consenso da maior parte dos entrevistados que o poder público não sinaliza que irá investir no turismo como um todo nem pretende assumir a liderança diante das necessidades existentes, de modo que se faz necessária a união de todos os atores desse cenário. Por fim, diversas possibilidades de mudança nesse setor foram sugeridas, desde a exploração de aspectos naturais da cidade até a realização frequente de eventos segmentados, passando pela construção de um novo centro de eventos e de um novo aeroporto. Foram apontadas desde pequenas ações até grandes empreendimentos como sugestões para desenvolver o turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as main objective to know the challenges and possibilities related to tourism of business events in Caxias do Sul / RS under the point of view of several actors of this scenario, such as event organizers, representatives of the public sector and private initiative. The study seeks to contribute to the discussion about the possibilities of a new economic matrix for the municipality, in which business tourism and events can be inserted. In order to reach this objective, a qualitative and exploratory study was chosen. The formation of the corpus was based on the technique of semi-structured individual interviews. The following criteria were used for the selection of interviewees: nine people who work or have already served in leadership and management roles in public and private entities and enterprises in Caxias do Sul that have a bearing on the subject, such as: Tourism, Trade Union of Hotels, Restaurants, Bars and Similar of Caxias do Sul, Chamber of Industry, Commerce and Services of Caxias do Sul, University of Caxias do Sul, Municipal Tourism Council and organizers of small and large business events. The corpus was analyzed by Bardin's Content Analysis method (2000), which determines three phases for the treatment of the information collected and the schematization of this information into categories. Six categories emerged from this analysis: spaces for events, entrepreneurship culture; infrastructure conditions; responsibility between private and public and new tourism. The reports indicate that Caxias do Sul has difficulties related to spaces suitable for holding events. There are also limitations on aspects of city infrastructure, such as in the case of the airport and the highways. The culture of the business can interfere in a negative way in the activity due to the ignorance of the entrepreneur of the importance in investing in events and, consequently, in the tourism. It is agreed by most of the interviewees that the public power does not signal that it will invest in tourism as a whole nor intend to take the lead in the face of existing needs, so that it is necessary to unite all actors in this scenario. Finally, several possibilities for change in this sector were suggested, from the exploration of natural aspects of the city to the frequent realization of segmented events, through the construction of a new event center and a new airport. They were pointed from small actions to large enterprises as suggestions to develop business tourism and events in Caxias do Sul.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectCaxias do Sul (Brazil)en
dc.titleTurismo de eventos de negócios em Caxias do Sul : condições e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7310712035135703pt_BR
mtd2-br.author.lattesSÁ, F. C. V.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples