Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorPedro, Joanne Cristina
dc.contributor.otherHaddad, Sérgio
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherPitano, Sandro de Castro
dc.date.accessioned2018-03-29T14:35:04Z
dc.date.available2018-03-29T14:35:04Z
dc.date.issued2018-03-29
dc.date.submitted2017-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3606
dc.descriptionEsta dissertação teve como objeto de estudo a concepção de Território Educativo e se desenvolveu a partir da proposta de investigação e descrição do mapeamento do entorno da EMEF Ruben Bento Alves, protagonizado pelos jovens estudantes da escola, em busca de possibilidades de aprendizagens ‘além-muros’. A questão central da investigação objetivou compreender “como as oportunidades educativas do território em que a escola está inserida podem possibilitar a aprendizagem por meio da integração entre os saberes escolares e os comunitários”. O referencial teórico, no que diz respeito à dimensão histórico-política do objeto de estudo, em diálogo com a concepção de Educação Integral, sustentou-se nas contribuições dos autores Jaqueline Moll (2004; 2011; 2012; 2014) e Stephen Ball (1994, 1998, 2006, 2012), além de documentos produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no ano de 2009. A dimensão que relacionou o conceito de Território Educativo a espaços e tempos em redes de fortalecimento comunitário, na dimensão da prática vivenciada no campo de investigação, juntamente com os estudantes, ancorou-se nos aportes de Elias (1994); Certeau (1994); e no diálogo com Freire (2004; 2011; 2013; 2014; 2015a; 2015b; 2016a; 2016b). A metodologia que amparou a construção dos dados considerou, além da pesquisa-ação, apoiada em Brandão e Borges (2007), Streck e Adams (2014) e Thiollent (2014), a inspiração acerca da Sociologia do Cotidiano de Pais (2006; 2015a; 2015b) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), a partir das narrativas que emergiram do grupo focal e rodas de conversas realizadas antes e depois da experiência. As principais contribuições desse processo de decifração, envolvendo teoria e prática, território e aprendizagem, e, que dispararam a construção do Mapa das Aprendizagens ‘além-muros’, conduziram-nos às categorias que identificaram a metáfora das três chaves de acesso representativas da potencialidade do objeto de estudo em relação à aprendizagem: a chave da rua (a dimensão do território articulador de relações), a chave de si (os processos identitários e de pertença favorecidos pela atividade) e, a chave do mundo (a dimensão política, a partir do estimulo à participação social dos jovens). Os resultados evidenciaram que Territórios Educativos convertem-se em territórios de participação social, à medida que as redes localizadas se organizam ora como saberes comunitários (manifestações de enfrentamento, resistência, laços de solidariedade) e ora ficam evidentes processos de desarticulação e fragmentação que também compõem o funcionamento de tais redes. A presente pesquisa reafirmou a reflexão acerca do deslocamento da centralidade da Instituição-escola nos processos de aprendizagem, para a centralidade no sujeito a partir do diálogo com o território e do compromisso com a humanização e com a transformação social, para a prática de uma Educação libertadora, conectada com o coletivo e que favoreça a autonomia e a cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation had as an object of study the concept of Educational Territory and it was developed from the research proposal and description of the mapping of the surroundings of EMEF Ruben Bento Alves, carried out by young students of the school, in search of possibilities of learning 'beyond-walls'. The central question of the research aimed at understanding "how the educational opportunities of the territory in which the school is inserted can enable learning through the integration between school and community knowledge." The theoretical reference, with respect to the historical-political dimension of the object of study, in dialogue with the concept of Integral Education, was based on the contributions of Jaqueline Moll (2004, 2011, 2012, 2014) and Stephen Ball (1994, 1998, 2006, 2012), as well as on documents produced by the Ministry of Education and Culture (MEC) in 2009. The dimension that related the concept of Educational Territory to spaces and times in networks of community strengthening, in the dimension of the practice lived in the research field, together with the students, was anchored in the contributions of Elias (1994); Certeau (1994); and in dialogue with Freire (2004, 2011, 2013, 2014, 2015a, 2015b, 2016a, 2016b). The methodology that supported the construction of the data considered, in addition to action research, supported by Brandão and Borges (2007), Streck and Adams (2014), and Thiollent (2014), the inspiration about the Sociology of the Daily Life of Parents (2006; 2015a, and Moraes and Galiazzi's (2011) discursive textual analysis, based on narratives that emerged from the focus group and conversation rounds before and after the experiment. The main contributions of this process of deciphering, involving theory and practice, territory and learning, and which triggered the construction of the 'beyond-walls' Learning Map, led us to the categories that identified the metaphor of the three access keys that represent potentiality of the object of study in relation to learning: the key to the street (the dimension of the territory that articulates relations), the key to oneself (the identity and belonging processes favored by the activity) and the key to the world (the political dimension through stimulating participation of young people). Results showed that Educational Territories become territories of social participation, as the localized networks organize themselves as community knowledge (manifestations of confrontation, resistance, ties of solidarity) or as evident processes of disintegration and fragmentation that also make up the operation of such networks. The present research reaffirmed the reflection about the displacement of the centrality of the school institution in the learning processes to the centrality in the subject starting from the dialogue with the territory and the commitment with the humanization and the social transformation, to the practice of a Liberating Education, connected to the community and favoring autonomy and citizenship.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCommunity and schoolen
dc.subjectCaxias do Sul (Brazil)en
dc.titleTerritório educativo: mapeando e decifrando aprendizagens 'além-muros' - Caxias do Sul/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9742053595217652pt_BR
mtd2-br.author.lattesPEDRO, J. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorMorés, Andréia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples