Navegação Teses e Dissertações por autor "Webber, Carine Geltrudes"
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Aplicativo educacional Arte Aqui! uma proposta baseada na cartografia dos sentidos
Reis, Kelen Ricardo dos (2022-12-10)A Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste ... -
Aprendizagem de programação mediada por uma linguagem visual: possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional
Poloni, Leonardo (2018-05-17)O presente trabalho buscou identificar e analisar as formas de mediação possibilitadas pelo Scratch no processo de ensino aprendizagem de programação no Ensino Médio. Para isso, tomou como pergunta norteadora: como o Scratch ... -
Biologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
Becker, Joana Valim (2023-05-31)O avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
Padilha, Rafaela (2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
Lanza, Nasser Meneghetti (2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
Guder, Deise (2023-10-24)Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as ... -
Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
Salami, Alana Della Giustina (2023-09-14)A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ... -
EduCoelho : uma plataforma de alfabetização financeira estimulando a reflexão comportamental
Wartchow, Eduardo (2017-09-21)A Alfabetização Financeira compreende um conjunto de conhecimentos sobre finanças pessoais que pode conduzir um indivíduo a melhores decisões financeiras. O indivíduo é dito alfabetizado financeiramente se é capaz de ... -
Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
Flores, Diego (2023-04-29)Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio ... -
O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
Hertz, Ivele Anicet (2018-05-02)Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho ... -
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
Oliveira, Carina de (2022-08-30)O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que ... -
Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
Césaro, Camila de (2024-02-15)Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ... -
Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
Furlan, Mayara Bressan (2020-12-03)Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à ... -
Machine learning para predição de rugosidades e desgastes de fresas com diferentes polimentos por arraste
Moraes, Nathalia Tessari (2023-09-20)A preparação do gume da ferramenta é considerada um dos aspectos principais da fabricação de ferramentas de corte modernas e precisas. É um processo que possibilita maior vida útil para a ferramenta, melhor desempenho de ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
Otobelli, Elisete Salvador (2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ... -
Robótica educacional aplicada ao ensino de física
Fornaza, Roseli (2016-07-25)O ensino da Física está fundamentalmente baseado na resolução de problemas. A experimentação tem também se tornado um elemento presente nas situações de aprendizagem. Mesmo assim, o estudo da Física é um campo rico para o ... -
Turismo e gamificação: um método para o desenvolvimento de softwares voltados ao turismo
De Carli, Iraci Cristina da Silveira (2022-03-02)Jogos digitais e atividades gamificadas podem influenciar alguns modos de pensar e agir dos indivíduos (Navarro, 2013; Xu e Buhalis, 2021), melhorando a experiência do turista pós-moderno (Molina, 2011) e integrando-o, ... -
UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol
Bordin, Daiana (2019-05-22)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
Dal Molin, Eliete (2017-09-21)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ...