• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Mayara Bressan Furlan.pdf (3.453Mb)
Produto educacional Mayara Bressan Furlan.pdf (76.57Kb)
Data
2020-12-03
Autor
Furlan, Mayara Bressan
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a formação continuada em Matemática, com enfoque em estratégias de aprendizagem ativa, pode contribuir para a trajetória profissional dos professores participantes, proporcionando melhores condições de aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la teve-se como objetivo o planejamento, a realização e a avaliação de um curso de formação continuada, promovido no período de abril a junho de 2018, em que foram propostas atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando, aos professores participantes, momentos de reflexão e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire e Dewey, entre outros, que contribuíram para o planejamento e a realização do curso "Formação Continuada em Matemática: aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental", em que foi realizada a investigação para a obtenção e posterior análise de resultados. A análise realizada evidenciou que a formação foi exitosa, também reconhecida pelas professoras que participaram do curso, especialmente por viabilizar a (re)estruturação de práticas pedagógicas, visando ao ensino e à aprendizagem de Matemática, dos respectivos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que o curso realizado, com a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa (AA) em sala de aula, além de aumentar o interesse e entusiasmo das professoras participantes durante a realização das atividades promovidas, contribuiu para sanar dúvidas das professoras, em termos de conteúdos de Matemática, considerando a insuficiência de formação específica nesta área [ resumo fornecido pelo aluno].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6743
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV