Mostra i principali dati dell'item
O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
dc.contributor.advisor | Sauer, Laurete Teresinha Zanol | |
dc.contributor.author | Hertz, Ivele Anicet | |
dc.contributor.other | Rehfeldt, Marcia Jussara Hepp | |
dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
dc.contributor.other | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T12:41:27Z | |
dc.date.available | 2018-05-02T12:41:27Z | |
dc.date.issued | 2018-05-02 | |
dc.date.submitted | 2017-08-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3715 | |
dc.description | Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia –, no período de 2012 a 2016. Para isso, foram elaborados e analisados questionários, respondidos por professores e estudantes. Além disso, foram observados projetos desenvolvidos na disciplina de SI. A apresentação, a análise e a discussão dos dados sugerem a relevância do desenvolvimento de projetos, no âmbito do Ensino Médio. O produto desta dissertação constitui-se de um “Guia para Elaboração de Projetos”, desenvolvido com base nos trabalhos produzidos pelos estudantes do EMP, na disciplina de SI, e que foram analisados nesta dissertação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation aims to investigate contributions from Polytechnic Secondary School, with emphasis on the discipline of Integrated Seminar, in relation to the existence of integral human formation – a science, a culture, work and technology – in the period from 2012 to 2016. For this, questionnaires were answered by teachers and students and analyzed. In addition, we also analyzed projects developed in the discipline of Integrated Seminar. The presentation, analysis and discussion of data suggests the relevance of project development, in the scope of High School. The product of this dissertation is a “Guide for elaboration of Projects”, developed, based on the works produced by students of Polytechnic High School, in the discipline of Integrated Seminar, analyzed in this dissertation. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1551799644799352 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | HERTZ, I. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Lima, Isolda Gianni de |