Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.contributor.authorHertz, Ivele Anicet
dc.contributor.otherRehfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.date.accessioned2018-05-02T12:41:27Z
dc.date.available2018-05-02T12:41:27Z
dc.date.issued2018-05-02
dc.date.submitted2017-08-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3715
dc.descriptionEsta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia –, no período de 2012 a 2016. Para isso, foram elaborados e analisados questionários, respondidos por professores e estudantes. Além disso, foram observados projetos desenvolvidos na disciplina de SI. A apresentação, a análise e a discussão dos dados sugerem a relevância do desenvolvimento de projetos, no âmbito do Ensino Médio. O produto desta dissertação constitui-se de um “Guia para Elaboração de Projetos”, desenvolvido com base nos trabalhos produzidos pelos estudantes do EMP, na disciplina de SI, e que foram analisados nesta dissertação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate contributions from Polytechnic Secondary School, with emphasis on the discipline of Integrated Seminar, in relation to the existence of integral human formation – a science, a culture, work and technology – in the period from 2012 to 2016. For this, questionnaires were answered by teachers and students and analyzed. In addition, we also analyzed projects developed in the discipline of Integrated Seminar. The presentation, analysis and discussion of data suggests the relevance of project development, in the scope of High School. The product of this dissertation is a “Guide for elaboration of Projects”, developed, based on the works produced by students of Polytechnic High School, in the discipline of Integrated Seminar, analyzed in this dissertation.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeachingen
dc.titleO ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1551799644799352pt_BR
mtd2-br.author.lattesHERTZ, I. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorLima, Isolda Gianni de


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples