Navegação Teses e Dissertações defendidas na UCS por título
Itens para a visualização no momento 910-929 of 2665
-
Educação e autonomia : uma reflexão a partir da filosofia prática de Immanuel Kant
(2014-06-02)O objetivo desta dissertação é explicitar o papel que a ação educativa pode desempenhar para que os educandos efetuem a transição da heteronomia para a autonomia, à luz da filosofia de Immanuel Kant. O problema de pesquisa ... -
Educação e catequese : o catecumenato como processo de iniciação à vida cristã na Diocese de Caxias do Sul/RS
(2017-02-23)Esta dissertação tem como objetivo pensar a prática Catequética na Diocese de Caxias do Sul realizada a partir da orientação de duas coleções formuladas para esta prática, relacionando-a ao Catecumenato (orientado pela ... -
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
(2015-11-04)O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de ... -
Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
(2014-05-30)Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
Educação e linguagem : as situações enunciativas do role-playing game (RPG) como ferramenta pedagógica de constituição da alteridade
(2016-12-08)Fundamentada em pressupostos teóricos como Platão, Vygotsky, Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste, esta pesquisa investiga se o Role-playing Game (RPG), também conhecido como Jogo de Representação de Papéis, constitui ... -
Educação e linguagem : contribuições da enunciação oral do professor ao desenvolvimento da habilidade de investigar na formação de psicólogos
(2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo analisar a relação da linguagem docente com a aprendizagem de alunos, no que se refere a influências do discurso docente no desenvolvimento da habilidade de investigar por acadêmicos ... -
Educação e linguagem : em busca do conceito de enunciação em referenciais curriculares de língua portuguesa
(2016-05-24)A partir de pressupostos teóricos de Émile Benveniste, esta pesquisa investiga o conceito de enunciação e os que o constituem (eu-tu-aqui-agora), no documento intitulado Referenciais da Educação da Rede Municipal de Caxias ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
(2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
Educação e linguagem : os mecanismos coesivos na compreensão de problemas de aritmética
(2014-06-04)Como indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do Ensino Fundamental no Brasil é o de que os alunos sejam capazes de questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los (PCN, 1998, ... -
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
(2014-05-30)A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de ... -
Educação e linguagem desde a enunciação oral do professor de língua inglesa : autopercepção e percepção de alunos
(2014-06-06)Esta investigação teve como objetivos: (a) verificar o grau de êxito da compreensão do discurso oral docente de aprendizes de língua inglesa de nível de proficiência B2, conforme classificação sugerida pelo Quadro Comum ... -
Educação e paz em Kant
(2015-04-13)A presente dissertação, intitulada Educação e Paz em Kant, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós - Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, tem por objetivo abordar o tema educação e paz a ... -
Educação em saúde mental: encontros com a educação popular
(2021-12-21)Pensar possibilidades de potencializar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) requer não apenas olhar para os dispositivos que a compõem, mas também para os trabalhadores, os sujeitos atendidos e as relações que estabelecem. ... -
Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
(2022-03-21)O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar ... -
Educação estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte
(2015-04-13)A prática de leitura de imagens de arte, em algumas instituições de ensino, tem se limitado à informação dos aspectos técnicos e das intencionalidades do artista ditas exclusivamente pelos professores, pouco ou nenhum ... -
A educação física no ensino primário: memórias de professoras e alunos da Escola Giuseppe Garibaldi - Caxias do Sul/RS (1974-1989)
(2018-12-06)Esta dissertação possui caráter histórico e tem como objeto de estudo o ensino da Educação Física nas séries primárias. Possui como objetivo principal, analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Giuseppe Garibaldi ... -
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
(2014-06-04)No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que ... -
Educação para a diversidade : acervos complementares do PNLD/2010
(2014-07-14)Esta dissertação analisa a representação de identidades culturais em obras da área de Ciências Humanas do conjunto 1 dos acervos complementares PNLD 2010, destinados aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e a ... -
Educação para a não violência : uma leitura à luz da filosofia de Eric Weil
(2024-04-30)Esta Tese tem como objetivo demonstrar que a educação para a não violência, sob a ótica de Eric Weil, tem um sentido de sabedoria prática aristotélica. Para explorar esse tema, partiu-se da seguinte questão: Qual o sentido ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ...