• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Claudiane Fossatti Ferri.pdf (4.854Mb)
Produto Educacional Claudiane Fossatti Ferri.pdf (494.5Kb)
Data
2022-03-21
Autor
Ferri, Claudiane Fossatti
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar qual a contribuição da Estatística para a aprendizagem de Matemática e para a formação crítica dos estudantes. Para isso, e com base em orientações de Zabala, foi planejada, executada e avaliada uma sequência didática, utilizada como subsídio para uma prática docente que promoveu, dentre outras atividades, a pesquisa, por parte dos estudantes, sobre assuntos de interesse pessoal. A metodologia é a de estudo de caso, que é uma abordagem qualitativa em que há uma preocupação em explorar e descrever o ambiente e os sujeitos envolvidos na pesquisa. O estudo relatado nesta dissertação é, portanto, de natureza aplicada, tendo sido desenvolvido em sala de aula a partir de um planejamento voltado ao ensino e aprendizagem com referência ao cotidiano de estudantes de uma escola de Ensino Básico. Os dados coletados foram categorizados e interpretados conforme a técnica de análise de conteúdos, e examinados à luz dos fundamentos teóricos que sustentam esta pesquisa: o ensino dialógico, de Freire, e o sócio construtivismo, de Vygotsky, bem como contribuições de autores que abordam o ensino de Estatística. O desempenho dos estudantes durante as aulas, o interesse por eles demonstrado, e a participação e compromisso com que realizaram as atividades evidenciam que a proposta é adequada para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental. Verificou-se, de fato, que os ambientes de aprendizagem, construídos durante as aulas, contribuíram para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos. Concluiu-se, também, que a Estatística, aliada a uma proposta de ensino que tenha como perspectiva desenvolver uma educação para a cidadania, pode contribuir para a formação crítica e social dos estudantes, além de possibilitar a realização de trabalhos interdisciplinares voltados à exploração de temas de relevância social. Deste trabalho, resulta como produto educacional o material didático elaborado e aplicado no estudo, que foi aprimorado com os resultados da pesquisa, e que pode servir para outros professores na realização de atividades semelhantes para o ensino e aprendizagem de Estatística. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9730
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV