Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
Data
2022-03-21Autor
Ferri, Claudiane Fossatti
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar qual a contribuição da Estatística para a aprendizagem de Matemática e para a formação crítica dos estudantes. Para isso, e com base em orientações de Zabala, foi planejada, executada e avaliada uma sequência didática, utilizada como subsídio para uma prática docente que promoveu, dentre outras atividades, a pesquisa, por parte dos estudantes, sobre assuntos de interesse pessoal. A metodologia é a de estudo de caso, que é uma abordagem qualitativa em que há uma preocupação em explorar e descrever o ambiente e os sujeitos envolvidos na pesquisa. O estudo relatado nesta dissertação é, portanto, de natureza aplicada, tendo sido desenvolvido em sala de aula a partir de um planejamento voltado ao ensino e aprendizagem com referência ao cotidiano de estudantes de uma escola de Ensino Básico. Os dados coletados foram categorizados e interpretados conforme a técnica de análise de conteúdos, e examinados à luz dos fundamentos teóricos que sustentam esta pesquisa: o ensino dialógico, de Freire, e o sócio construtivismo, de Vygotsky, bem como contribuições de autores que abordam o ensino de Estatística. O desempenho dos estudantes durante as aulas, o interesse por eles demonstrado, e a participação e compromisso com que realizaram as atividades evidenciam que a proposta é adequada para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental. Verificou-se, de fato, que os ambientes de aprendizagem, construídos durante as aulas, contribuíram para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos. Concluiu-se, também, que a Estatística, aliada a uma proposta de ensino que tenha como perspectiva desenvolver uma educação para a cidadania, pode contribuir para a formação crítica e social dos estudantes, além de possibilitar a realização de trabalhos interdisciplinares voltados à exploração de temas de relevância social. Deste trabalho, resulta como produto educacional o material didático elaborado e aplicado no estudo, que foi aprimorado com os resultados da pesquisa, e que pode servir para outros professores na realização de atividades semelhantes para o ensino e aprendizagem de Estatística. [resumo fornecido pelo autor]