Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.authorFerri, Claudiane Fossatti
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherSpíndola, Marilda Machado
dc.contributor.otherCampos, Celso Ribeiro
dc.date.accessioned2022-03-25T17:09:58Z
dc.date.available2022-03-25T17:09:58Z
dc.date.issued2022-03-21
dc.date.submitted2022-02-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9730
dc.descriptionO presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar qual a contribuição da Estatística para a aprendizagem de Matemática e para a formação crítica dos estudantes. Para isso, e com base em orientações de Zabala, foi planejada, executada e avaliada uma sequência didática, utilizada como subsídio para uma prática docente que promoveu, dentre outras atividades, a pesquisa, por parte dos estudantes, sobre assuntos de interesse pessoal. A metodologia é a de estudo de caso, que é uma abordagem qualitativa em que há uma preocupação em explorar e descrever o ambiente e os sujeitos envolvidos na pesquisa. O estudo relatado nesta dissertação é, portanto, de natureza aplicada, tendo sido desenvolvido em sala de aula a partir de um planejamento voltado ao ensino e aprendizagem com referência ao cotidiano de estudantes de uma escola de Ensino Básico. Os dados coletados foram categorizados e interpretados conforme a técnica de análise de conteúdos, e examinados à luz dos fundamentos teóricos que sustentam esta pesquisa: o ensino dialógico, de Freire, e o sócio construtivismo, de Vygotsky, bem como contribuições de autores que abordam o ensino de Estatística. O desempenho dos estudantes durante as aulas, o interesse por eles demonstrado, e a participação e compromisso com que realizaram as atividades evidenciam que a proposta é adequada para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental. Verificou-se, de fato, que os ambientes de aprendizagem, construídos durante as aulas, contribuíram para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos. Concluiu-se, também, que a Estatística, aliada a uma proposta de ensino que tenha como perspectiva desenvolver uma educação para a cidadania, pode contribuir para a formação crítica e social dos estudantes, além de possibilitar a realização de trabalhos interdisciplinares voltados à exploração de temas de relevância social. Deste trabalho, resulta como produto educacional o material didático elaborado e aplicado no estudo, que foi aprimorado com os resultados da pesquisa, e que pode servir para outros professores na realização de atividades semelhantes para o ensino e aprendizagem de Estatística. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study sought to analyze the development of a proposal for teaching Statistics for the 9th year of Elementary School, applied with a focus on literacy, reasoning and statistical thinking. The objective was to verify the contribution of Statistics to the learning of Mathematics and to the critical formation of students. For this, and based on Zabala's guidelines, a teaching sequence was planned, executed and evaluated, used as a subsidy for a teaching practice that promoted, among other activities, research by students on subjects of personal interest. The methodology is a case study, which is a qualitative approach in which there is a concern to explore and describe the environment and the subjects involved in the research. The study reported in this dissertation is, therefore, of an applied nature, having been developed in the classroom from a planning aimed at teaching and learning with reference to the daily lives of students in a Basic Education school. The collected data were categorized and interpreted according to the content analysis technique, and examined in the light of the theoretical foundations that support this research: Freire's dialogic teaching and Vygotsky's socio-constructivism, as well as contributions from authors that approach the teaching statistics. The students' performance during the classes, the interest shown by them, and the participation and commitment with which they carried out the activities show that the proposal is suitable for the teaching of Statistics in Elementary School. It was verified, in fact, that the learning environments, built during the classes, contributed to a better understanding of the mathematical concepts involved. It was also concluded that Statistics, allied to a teaching proposal that has the perspective of developing an education for citizenship, can contribute to the critical and social formation of students, in addition to enabling the realization of interdisciplinary work aimed at exploring topics of social relevance. From this work, the educational material developed and applied in the study results as an educational product, which was improved with the results of the research, and which can be used for other teachers in carrying out similar activities for the teaching and learning of Statistics. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEstatística - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teaching (Elementary School)en
dc.subjectStatistics - Teaching methodsen
dc.subjectDidaticsen
dc.subjectLiteracyen
dc.titleEducação estatística no ensino básico : interpretando dados reaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7399343861029866pt_BR
mtd2-br.author.lattesFERRI, Fossatti Claudianept_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-03-19


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples