Navegação Teses e Dissertações defendidas na UCS por autor "Welter, Cristiane Backes"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
Almeida, Amanda Klamer de (2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ... -
Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-19 : um estudo de caso na perspectiva decolonial
Moraes, Denise Machado (2023-01-21)Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa acerca da atuação e da formação docente na Educação Básica diante da pandemia da Covid-19: um estudo de caso na perspectiva Decolonial. O problema trabalhado nesta ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
Bueno, Monique Neckel (2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
Fernandes, Maria Elisabete (2023-02-15)Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes ... -
A desenhografia de um movimento
Spanhol, Simone Maria (2024-04-26)A dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição ... -
Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no Município de Touros/RN
França Júnior, Francisco de Miranda (2023-04-17)A presente dissertação constitui-se um estudo quali?quantitativo sobre "Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no município de Touros/RN". ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
Oliveira, Lucila Guedes de (2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
Pelissari, Daniela (2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
Defaveri, Bruna Battistel (2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
Sousa, Aurineide Amaro (2024-01-10)A presente pesquisa intitulada "Gestão Democrática: processos educacionais e práticas gestoras nas escolas municipais de Icó - Ceará" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ... -
As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
Rossetti, Leticia Capra (2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e ... -
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
Monteiro, Vanessa Bisutti (2023-03-23)Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
Gomes, Mara Fabiane Reis (2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
Cardoso, Amalia Noemia (2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida (2023-03-24)Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em ...