Evolução de um software de apoio a análise textual : detectando falhas e realizando melhorias
Visualizar/ Abrir
Data
2018-06-20Autor
Oliveira, Douglas Jacques de
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho realiza um estudo sobre aprendizagem automática em dados textuais aplicada na área da educação. No ramo educacional existem muitas produções textuais que precisam ser manualmente analisadas pelos professores. Existe a necessidade do desenvolvimento de softwares que auxiliem nos processos de leitura e revisão de textos. Estes softwares podem auxiliar tanto estudantes quanto professores na percepção de aprendizagem do que foi estudado. Alguns softwares e trabalhos relacionados já foram desenvolvidos, como a ferramenta Análise de Produções Textuais (LOVATO, 2015; GIL, 2016), que foi utilizada neste estudo. Apesar de analisar textos e apresentar visualizações gráficas dos resultados desta análise, esta ferramenta pode ser aprimorada em alguns aspectos. Dentre estes aspectos destacam-se melhorias na precisão de algoritmos e na inserção de novas formas de visualização. Com base nisso, foram implementadas melhorias evolutivas para a ferramenta, refinando as técnicas e algoritmos empregados, de modo a trazer resultados mais completos e úteis para o usuário. Dentre as melhorias, destaca-se a inclusão de novas formas de visualização dos resultados. Testes preliminares indicam que as melhorias vão favorecer a compreensão do professor sobre o desempenho dos estudantes (sic).