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Gestão de evento turístico: um estudo organizacional sobre a Festa Nacional do Peixe

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Dissertacao Bianca Pugen.pdf (715.1Kb)
Data
2014-05-28
Autor
Pugen, Bianca
Orientador
Santos, Carlos Honorato Schuch
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar os aspectos organizacionais da Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí. Foi escolhida a 18ª edição por sua consolidação como um evento cultural no Litoral Norte, tanto em termos de público quanto em desenvolvimento estrutural. A pesquisa foi um estudo de caso de cunho qualitativo, feita a partir do estabelecimento de critérios que orientassem o estudo da gestão de um evento: a) objetivos organizacionais; b) envolvimento dos stakeholders; c) análise de desempenho; d) estrutura organizacional. O estudo empregou análise de documentos, entrevistas abertas e estruturadas, questionários fechados e observações in loco. Os documentos consistiram em projetos, materiais de publicidade, leis e decretos sobre as características da gestão da Festa e foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Tramandaí. As entrevistas foram realizadas com representantes do poder público do município e da iniciativa privada, num total de 43 entrevistados. Os questionários foram realizados com a comunidade local e com os visitantes da Festa, num total de 600 entrevistados. As observações, num total de 9, aconteceram dentro da Secretaria de Turismo de Tramandaí e nos pavilhões da Festa, durante as fases pré-evento, transevento e pós-evento. Os resultados evidenciaram que existem problemas pontuais na gestão da Festa Nacional do Peixe. Os objetivos da Festa são pouco específicos e redundantes, a participação dos stakeholders no evento não é simétrica e os gestores não elaboraram mecanismos de mensuração para analisar o desempenho que o evento atingiu. Quanto à estrutura organizacional da Festa, constatou-se que ela apresenta alguns traços do modelo Burocrático, o que dificulta uma gestão inovadora, ágil e flexível.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/408
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

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