Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorSilveira, Vanilson Pereira
dc.contributor.otherGastal, Susana Araújo
dc.contributor.otherGuindani, Joel Felipe
dc.date.accessioned2018-10-23T15:15:42Z
dc.date.available2018-10-23T15:15:42Z
dc.date.issued2018-10-23
dc.date.submitted2018-09-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4131
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo analisar a relação entre cinema e o turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado no Rio Grande do Sul. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos de Turismo relacionados à comunicação, mais especificamente ao cinema. A metodologia segue a perspectiva qualitativa e exploratória, constituída através da estratégia metodológica da Cartografia de Saberes proposta por Baptista (2014), através de uma abordagem transdisciplinar, cujos pressupostos teóricos estão alinhados à Ciência Contemporânea. As ações investigativas envolvem: uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática, entrevista com representante da Secretaria de Turismo e Cultura e da Garibaldi Film Commission, levantamento das produções filmadas em Garibaldi, identificação das locações utilizadas no município e análise do filme – O filme da Minha Vida. Em termos de resultados da investigação é possível apontar o cinema como um importante recurso para o turismo, capaz de promover e divulgar lugares, até então desconhecidos pelos viajantes. Através de suas imagens, a mídia mobiliza os espectadores e desperta o interesse para o que vem sendo discutido como Turismo Cinematográfico (BRASIL, 2007), Cineturismo (NASCIMENTO, 2009), Film induced Tourism (BEETON, 2005), dentre outras terminologias, envolvendo a visitação de lugares e sets de filmagem que serviram de cenários para produções de filmes e séries cinematográficas ou televisivas. Em Garibaldi, a produção de filmes pode ser considerada como um diferencial estratégico no posicionamento do município. A elaboração de produtos e serviços, vinculados às produções, envolve a possibilidade de diversificar e complementar o cenário turístico local. A criação da Garibaldi Film Commission, em 2013, contribuiu de forma significativa para captar novas produções cinematográficas para a região. A imagem do município atrelada à história e à cultura dos imigrantes, identificada nas produções através das locações, encontra-se entrelaçada ao roteiro das diferentes produções que ocupam o território para encenar suas tramas ficcionais. O cinema, além de promover e divulgar as potencialidades turísticas do município reforça a vocação de Garibaldi como destino cinematográfico.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the relationship between cinema and tourism, taking as a locus of analysis the municipality of Garibaldi, located in Rio Grande do Sul.In theoretical terms, it involves a transdisciplinary approach, with Tourism studies related to communication, more specifically to cinema. The methodology follows the qualitative and exploratory perspective, constituted through the methodological strategy of the Cartography of Knowledge proposed by Baptista (2014), through a transdisciplinary approach, whose theoretical presuppositions are aligned with Contemporary Science. The investigative actions involved: a bibliographical review for a conceptual approach to the subject, an interview with the Secretary of Tourism and Culture and the Garibaldi Film Commission, a survey of the productions filmed in Garibaldi, identification of the locations used in the municipality and analysis of the film – O Filme da Minha Vida. In terms of research results it is possible to point to cinema as an important resource for tourism, capable of promoting and disseminating places previously unknown to travelers. Through its images, the media mobilizes viewers and arouses interest in what has been discussed as Turismo Cinematográfico (BRASIL, 2007), Cineturismo (NASCIMENTO, 2009), Film induced Tourism (BEETON, 2005), among other terminologies, involving the visitation of places and sets of filming that served as scenarios for film productions and cinematographic or television series. In Garibaldi, the production of films can be considered as a strategic differential in the positioning of the municipality. The elaboration of products and services, linked to the productions, involves the possibility of diversifying and complementing the local tourist scene. The creation of the Garibaldi Film Commission, in 2013, contributed significantly to capturing new cinematographic productions for the region. The image of the municipality linked to the history and culture of immigrants, identified in the productions through the locations, is intertwined with the script of the different productions that occupy the territory to stage their fictional plots. The cinema, in addition to promoting and publicizing the tourist potential of the municipality, reinforces the vocation of Garibaldi as a cinematographic destinationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCinema - Garibaldi (RS)pt_BR
dc.subjectTurismo - Garibaldi (RS)pt_BR
dc.subjectTourism - Garibaldi (Brazil)en
dc.subjectMotion pictures - Garibaldi (Brazil)en
dc.titleGaribaldi : destino cinematográfico! Um estudo sobre a relação entre cinema e turismo no município de Garibaldi/ RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5489036981018664pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVEIRA, Vanilson Pereirapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples