Mostrar el registro sencillo del ítem
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
dc.contributor.advisor | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.author | Bezerra, Querubina Aurélio | |
dc.contributor.other | Morés, Andréia | |
dc.contributor.other | Bisol, Cláudia Alquati | |
dc.contributor.other | Sonza, Andrea Poletto | |
dc.date.accessioned | 2018-10-26T18:15:57Z | |
dc.date.available | 2018-10-26T18:15:57Z | |
dc.date.issued | 2018-10-26 | |
dc.date.submitted | 2018-10-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4154 | |
dc.description | No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades educacionais específicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. As instituições federais passaram, então, a adequar as políticas institucionais para viabilizar acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial em cursos técnicos e de graduação. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como profissionais docentes e técnico-administrativos em educação desenvolvem práticas que viabilizem a escolarização de estudante com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio. Os conceitos mediação, interação, compensação e zona de desenvolvimento proximal propostos a partir de Vigotski dão sustentação teórica a esta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir do delineamento de Estudo de Caso, tendo como fontes de evidência documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação que atuam no campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A partir da Análise de Conteúdo, constituíram-se duas categorias: 1. Política de Inclusão Institucional; e 2. Movimentos do processo de escolarização. Na categoria Política de Inclusão Institucional foi possível identificar a existência de uma política que prevê o acesso de pessoas com deficiência no IFRS, com reservas de vagas para pessoas com deficiência, sejam elas egressas ou não de escolas públicas, bem como ações que visam à permanência, evidenciadas no regulamento do NAPNE, por meio da quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais. No entanto, algumas informações emergem indicando que mesmo com uma política de inclusão que permeia toda a estrutura organizacional, existem lacunas nos processos inclusivos na instituição, por vezes estas lacunas não se referem a própria estrutura prevista no IFRS, mas às condições previstas na legislação e que não são contempladas pela política institucional. Dentre essas lacunas apontam-se a ausência de uma sala de atendimento com recursos específicos para atender estudantes com deficiência e de um especialista que realize o atendimento educacional especializado. Na categoria Movimentos do processo de escolarização observou-se busca por estratégias que permitam a inclusão do estudante com deficiência intelectual e viabilize a sua aprendizagem, dentre as quais a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos colaborativos, a organização de atendimentos no contraturno pelos professores do ensino regular e profissionais técnicos-administrativos em educação, e a mediação da aprendizagem a partir do olhar para as singularidades e potenciais de um estudante com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Brazil, the access of students with disability to the common system of teaching has made a good impression since the public policy implementation of inclusion, with the possibility of admitting students with the most diverse educational need at different levels and teaching modalities. The federal institutions then went to adjust the institutional policies to enable the access and public-targeted permanence special education students in technical and undergraduate courses. Based on this context, the objective of this research is to analyze how teaching and technical-administrative professionals in education develop practices that make feasible students schooling with intellectual disabilities in technical course integrated to high school. The proposed concepts of mediation, interaction, compensation and development proximal zone from Vygotsky gives theoretical support to this research. It is a qualitative research, exploratory in nature, in the case study method, using as evidence sources institutional documents and semi-structured interviews with education professionals that work at Federal Institute of Rio Grande do Sul located in Caxias do Sul campus. In the content analysis, it constituted two categories: 1. policy of Institutional inclusion and 2. Schooling process movement. In Policy category of Institutional inclusion was possible identified the policy existence which envisages the people access with disability at IFRS with vacancies reserved for disabled people, they can be egress or not the public schools, as well as actions which aim permanency, it was emphasized on NAPNE rules, by means of rupture architectural, educational, communication and attitudinal barriers. However, some information arises emerging that even with inclusion policy that permeates the entire organizational structure, there are gaps inclusive processes in the institution, sometimes these gaps are not referring the own structure previewed on IFRS, but the previewed conditions on legislation that are not covered by institutional policy. About these gaps are the lack of an assistance room with specific resources to satisfy students with disabilities and specialist who holds the specialized educational service. In the category, schooling process Movements, observing a search for strategies that allow the students inclusion with intellectual disabilities and make their learning possible. About them, the possibility of developing collaborative works the assistance organization before or after their class time by teachers of regular education and professionals in education and the learning mediation from the look at the singularities and potentials of a student with intellectual disability. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Stupidity | en |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Education and State - Brazil | en |
dc.title | O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8157664979887548 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BEZERRA, Q. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |