Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorOtobelli, Elisete Salvador
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherRehfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.date.accessioned2018-11-23T14:30:32Z
dc.date.available2018-11-23T14:30:32Z
dc.date.issued2018-11-23
dc.date.submitted2018-10-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4173
dc.descriptionNeste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com professores e estudantes do Ensino Médio. Através de uma sequência didática (SD) fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, investigou-se o uso, em sala de aula, de questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enquanto possibilidade de (re)construção de conhecimentos e de desenvolvimento das habilidades e competências exigidas por essa avaliação externa para a disciplina de Matemática. Buscaram-se indícios de que a SD planejada e aplicada incentivou o estudo e promoveu aprendizagens significativas. Em específico, o desenvolvimento da sequência didática deu-se em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, participante de aulas em turno contrário, no decorrer do segundo trimestre de 2017. Diversos instrumentos foram utilizados para a produção de dados, visando qualificar análise, como mapas conceituais, questionários, teste geral para avaliação das aprendizagens e registros de observações e pareceres da professora pesquisadora e dos estudantes envolvidos. A pesquisa apontou resultados satisfatórios, pois houve indícios de compreensão de conceitos em um ambiente de reflexão, em que os estudantes foram agentes na construção de conhecimento. Como produto educacional resultante desta pesquisa, aprimorou-se a SD utilizada a partir dos resultados da investigação; ela está disponível na página do Mestrado, em link próprio. Objetiva-se, assim, auxiliar estudantes que querem se preparar para o Enem em uma proposta de estudos diferenciada e professores interessados em ampliar seus estudos e suas aulas, considerando a avaliação do Enem.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a research conducted in a public state school in Brazil, with teachers and students of high school, with the aim of analyzing, in the classroom, the potential use of questions from the Brazilian national examination for secondary education (ENEM) as a tool to promote meaningful learning in Mathematics. Through a didactic sequence based in the theory of meaningful learning, the use of Enem evaluations in the classroom was investigated, with the view to a possibility of (re)construction of knowledge and exploitation of abilities and competencies demanded on the external evaluation for Mathematics. The investigation sought evidence that the didactic sequence had encouraged the study and promoted meaningful learning. The constructed proposal was applied in a senior year classroom on the second shift, throughout the second trimester of 2017. The procedures for data collection were many, in order to qualify the analysis and the results of a more meaningful and lasting learning with the method of triangulation. The evaluations of the students’ learning processes happened simultaneously and the qualitative analysis of data, using tools as concept maps, questionnaires, super test, notes from the observer and the students, showed that the main objective was reached, the one of (re)building knowledge, since evidences of a potentially meaningful learning emerged, which provided the understanding of concepts that were “forgotten” by the students. The results were satisfactory regarding the proposal, since it was possible to involve the students in an environment of reflection, as agents of their journey in the search of learning. As a final product, a didactic sequence was set up, applied, and improved, and will be available online for students and teachers interested in enlarging their studies about the Enem evaluation, besides the possibility of being used in workshops for teachers.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.titleQuestões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8189119994272989pt_BR
mtd2-br.author.lattesOTOBELLI, E. S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples