Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
View/ Open
Date
2018-12-06Author
Gobbato, Karina
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, de nível médio, permeada por atividades de experimentação, com vistas à aprendizagem significativa do conteúdo de Polímeros Sintéticos. O objetivo geral esteve assentado em investigar, num ambiente de aprendizagem de Química voltado aos polímeros sintéticos, os elementos que revelassem disposição para a aprendizagem significativa. A execução da pesquisa ocorreu nos meses de maio e junho de 2017, em um colégio da rede particular de ensino de uma cidade da Serra Gaúcha, com sete estudantes da terceira série do Ensino Médio. Com aporte teórico principal de M. A. Moreira e L. S. Vygotsky, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como procedimento. A relevância deste trabalho apoiou-se em propor estratégias didáticas diferenciadas, mediadas pela experimentação e com propensão para a aprendizagem significativa, distanciando-se assim da aprendizagem mecânica (copiar, memorizar, reproduzir e esquecer). Os dados analisados foram os registros feitos pela docente e pesquisadora em todos os encontros em um diário de campo e as produções dos estudantes. O conjunto dos elementos levantados na fundamentação teórica e na construção dos dados empíricos foi tratado através da análise textual discursiva, e o metatexto que daí resultou foi apresentado à luz de três categorias: o contexto colaborativo, a emergência de conceitos em formação, e um olhar sobre a experimentação. O problema que se buscou responder – de que forma a experimentação, num ambiente de aprendizagem de Química voltado aos polímeros sintéticos, para educandos do Ensino Médio, contribui para a aprendizagem significativa? – promoveu como resultados nessa trajetória, indícios de predisposição em aprender, bem como evidências de aprendizagem significativa dos estudantes. No que diz respeito à experiência pessoal da docente, suscitou o interesse pela realização de futuros trabalhos, pois emergem muitas possibilidades, tais como a aplicação dessa mesma estratégia didática (as UEPS) em outras áreas de conhecimento da Química, com ênfase na participação cada vez mais efetiva dos estudantes nos processos de produção do conhecimento.