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dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorGobbato, Karina
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.otherCrespo, Janaina da Silva
dc.contributor.otherRochefort Neto, Odoaldo Ivo
dc.date.accessioned2018-12-07T10:12:26Z
dc.date.available2018-12-07T10:12:26Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018-09-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4189
dc.descriptionA presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, de nível médio, permeada por atividades de experimentação, com vistas à aprendizagem significativa do conteúdo de Polímeros Sintéticos. O objetivo geral esteve assentado em investigar, num ambiente de aprendizagem de Química voltado aos polímeros sintéticos, os elementos que revelassem disposição para a aprendizagem significativa. A execução da pesquisa ocorreu nos meses de maio e junho de 2017, em um colégio da rede particular de ensino de uma cidade da Serra Gaúcha, com sete estudantes da terceira série do Ensino Médio. Com aporte teórico principal de M. A. Moreira e L. S. Vygotsky, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como procedimento. A relevância deste trabalho apoiou-se em propor estratégias didáticas diferenciadas, mediadas pela experimentação e com propensão para a aprendizagem significativa, distanciando-se assim da aprendizagem mecânica (copiar, memorizar, reproduzir e esquecer). Os dados analisados foram os registros feitos pela docente e pesquisadora em todos os encontros em um diário de campo e as produções dos estudantes. O conjunto dos elementos levantados na fundamentação teórica e na construção dos dados empíricos foi tratado através da análise textual discursiva, e o metatexto que daí resultou foi apresentado à luz de três categorias: o contexto colaborativo, a emergência de conceitos em formação, e um olhar sobre a experimentação. O problema que se buscou responder – de que forma a experimentação, num ambiente de aprendizagem de Química voltado aos polímeros sintéticos, para educandos do Ensino Médio, contribui para a aprendizagem significativa? – promoveu como resultados nessa trajetória, indícios de predisposição em aprender, bem como evidências de aprendizagem significativa dos estudantes. No que diz respeito à experiência pessoal da docente, suscitou o interesse pela realização de futuros trabalhos, pois emergem muitas possibilidades, tais como a aplicação dessa mesma estratégia didática (as UEPS) em outras áreas de conhecimento da Química, com ênfase na participação cada vez mais efetiva dos estudantes nos processos de produção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis research was designed with the purpose of planning, practicing and investigating the possibilities of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) as a didactic strategy for Chemistry classes, for mid-level, permeated by experimental activities, aiming the meaningful learning of Synthetic Polymers. The general objective was to investigate, in a learning environment of Chemistry focused on synthetic polymers, the elements that revealed potential for meaningful learning. The research was carried out in May and June 2017, in a private school in a city in the region of Serra Gaúcha, with seven students from the third year of high school. With the main theoretical contribution of M. A. Moreira and L. S. Vygotsky, the research was characterized by the qualitative approach with action research as a procedure. The relevance of this paper was based on proposing differentiated didactic strategies, mediated by experimentation and with tendency for meaningful learning, thus distancing itself from mechanical learning (copying, memorizing, reproducing and forgetting). The data analyzed were the records made by the teacher and researcher in a field diary in all the meetings and the productions from the students. The set of elements raised in the theoretical basis and in the construction of empirical data was dealt through discursive textual analysis, and the metatext resulted was presented in three categories: the collaborative context, the emergence of concepts in formation and a look at the experimentation. The problem attempted to answer - in what way does experimentation, in a chemistry learning environment focused on synthetic polymers, for high school students, contribute to meaningful learning? - promoted as results in this journey, some evidence of predisposition to learn, as well as some evidence of meaningful student learning. Regarding to the teacher personal experience, it inspired some interest in future work, because many possibilities emerge, such as the application of this same didactic strategy (PMTU) in other Chemistry areas, with an emphasis on the increasingly effective students’ participation in the process of knowledge production.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectChemistry (High School)en
dc.titleAprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5364181694588729pt_BR
mtd2-br.author.lattesGOBBATO, Karinapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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