Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorMorales, Andréa Cantarelli
dc.contributor.otherRocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.date.accessioned2014-05-29T15:57:01Z
dc.date.available2014-05-29T15:57:01Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.date.submitted2014-01-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/423
dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado início à pesquisa com um questionário aos alunos de Engenharia Mecânica, da disciplina de Laboratório de Eletroeletrônica, neste questionário buscou-se considerar o conhecimento prévio dos alunos sobre eletricidade. Por se tratar de um ambiente de laboratório, todas as atividades práticas são realizadas em grupos. Assim, foram considerados alguns referenciais teóricos específicos, para afirmar as relações evidenciadas nos grupos de trabalho, os quais foram divididos em oito partes: na primeira parte, foi realizada uma explanação sobre o ambiente de trabalho; na segunda, caracterizou-se o ambiente de trabalho específico, o laboratório; na terceira, foram elencadas algumas concepções importantes para esta dissertação; na quarta parte, evidenciaram-se as teorias de aprendizagens por associação e por reestruturação que estão envolvidas nesta pesquisa. Nas partes cinco e seis, foram apresentados os referenciais teóricos relacionados aos processos cognitivos, tais como a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a teoria de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotski. Na oitava parte, foram destacadas habilidades e competências necessárias ao ambiente de laboratório; e, na oitava e última parte, ressaltou-se o processo relacionado aos trabalhos em grupo, destacando-se os conceitos de Gestalt e Campo de Kurt Lewin, assim como a teoria de Grupos Operativos de Pichon- Rivière. Para a busca dos dados empíricos da pesquisa, aplicou-se um questionário que procurou pelos conhecimentos formais anteriormente adquiridos, isto é, pelos conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos. Juntamente com as informações recolhidas pelo questionário e pelas observações da professora da disciplina, escreveu-se o capítulo “Construção do corpus”, no qual foi especificado como ocorreu a formação dos grupos e a sua organização com relação aos conhecimentos prévios. A Análise Textual Discursiva deu suporte para o capítulo seguinte, denominado “Análise dos empíricos relacionados no corpus”, originando três categorias a priori: (a) formação dos grupos; (b) afinidade entre os integrantes do grupo; e (c) colaboração entre os integrantes do grupo; sendo que primeira categoria foi subdivida em duas: (a1) Formação de grupos homogêneos e (a2) Formação de grupos heterogêneos. Nas considerações finais, foi observado que em todos os grupos homogêneos, em relação ao conhecimento prévio, independentemente de terem sido formados por afinidade ou não, houve colaboração entre todos os integrantes do grupo. Já nos grupos heterogêneos, houve colaboração tanto nos grupos formados por afinidade como nos formados aleatoriamente. Entretanto, o fato de se tratar de um grupo heterogêneo não garante que os alunos estejam necessariamente comprometidos com o seu processo de aprendizagem e nem com o do grupo, o que traz aqui uma questão para futuras pesquisas. Também elencamos a questão da importância da formação dos grupos, assim como do professor estar a par dos conhecimentos formais previamente adquiridos de seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate to what extent the students' prior knowledge of electricity provide (or not provide) learning in an environment of collective work (lab). The research began with a questionnaire to students of Mechanical Engineering, Laboratory of Electrical and Electronics discipline, this questionnaire we sought to contemplate the students' prior knowledge about electricity. Since this is a lab environment, all practical activities are carried out in groups. Thus were considered some specific state relations evidenced in the working groups, which were divided into eight parts theoretical frameworks : First an explanation of the work environment was performed according characterized the particular work environment, the laboratory. For third were listed some important concepts for this dissertation, the fourth moment is evidenced theories of learning by association and restructuring that are involved in this research , in parts five six are related to the cognitive process , such as theoretical theory meaningful learning theory of David Ausubel and of proximal development Vygotsky's zone. In the eighth part is highlighted the skills and competencies needed in the laboratory and in the eighth and final part is highlighted related to the work group process which has highlighted the concepts of Gestalt and field of Kurt Lewin and the theory of groups operating Pichon - Rivière. To search for the empirical research data, a questionnaire that sought formal prior learning, which were later called short form of "prior knowledge" was applied. Along with the information gathered from the questionnaire and observations of teacher discipline the chapter called the corpus construction which was specified as the formation and organization of groups with respect to prior knowledge occurred was written. The discursive textual analysis gave support to the next chapter called empirical analysis of the related corpus yielding three a priori categories: group formation, affinity group members and collaboration among group members , with the first category was subdivided into two: formation of homogeneous groups and formation of heterogeneous groups . In the conclusion it was observed that in all homogeneous groups with respect to prior knowledge, regardless of having been formed by marriage or not, there was collaboration between all members of the group. Already in heterogeneous groups, collaboration was both formed affinity groups as randomly formed us. However, the fact that it is a heterogeneous group does not guarantee that students are necessarily committed to the process of learning and not with the group, which brings here a question for future research. Also we list the issue of the importance of group formation as well as the teachers to know previously acquired formal knowledge of their students.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratórios elétricos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.titleEstudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0535801721203739pt_BR
mtd2-br.author.lattesMORALES, A. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples