dc.contributor.advisor | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.author | Mussato, Gabriel Abreu | |
dc.contributor.other | Harres, João Batista Siqueira | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T16:05:28Z | |
dc.date.available | 2014-05-29T16:05:28Z | |
dc.date.issued | 2014-05-29 | |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/425 | |
dc.description | Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o
fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e
suas implicações na educação. Mais especificamente, consiste em um relatório de pesquisa
realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das concepções epistemológicas
subjacentes a reportagens sobre Física de três revistas brasileiras de generalidades: Época, Isto
É! e Veja. Na segunda, faz-se uma avaliação de suas implicações no âmbito da educação
científica, de modo geral, e no ensino de ciências, em específico. A análise é feita por meio do
método de análise textual discursiva, da qual emergiram três domínios de entendimento:
Questões do Método Científico, Questões de Representatividade e Questões Sociológicas da
Ciência. Em seguida, avaliam-se as implicações desses domínios no âmbito educacional,
comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis
consequências na educação científica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation main to produce new insights of the epistemological phenomenon of the
Brazilian printed media scientific discourse and their implications for education. More
specifically, it consists in a two steps investigation report. The first step is an epistemological
concepts analysis of three Brazilian magazines Physics reports: Época, IstoÉ! and Veja. The
second step is an assessment of its implications in the context of science education in general
and science education in particular. The analysis is done through the discursive textual
analysis method, which emerged three domains of understanding: Issues of Scientific Method,
Issues of Representation and Sociological Issues of Science. Then evaluate their implications
in the educational domain comparing them with the results of other investigation in the same
area and reflecting on its possible consequences in science education. | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Science Popularization | en |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | Epistemology | en |
dc.title | Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0725778725573889 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MUSSATO, G. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |