• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Lucila Guedes de Oliveira.pdf (3.349Mb)
Fecha
2014-05-29
Autor
Oliveira, Lucila Guedes de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa pergunta revela o problema da investigação. Para fundamentar as discussões sobre educação, linguagem e literatura, foram utilizadas reflexões de Adorno (1995), Bakhtin (2003), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (1998; 2004), Solé (1998), Martins (1994), Soares (2010), Candido (2004) Benjamim (1996), Dondis (2000) e Oliveira (2008a e b), Panozzo (2001) e Rojo (2009). A pesquisa analisou a leitura de quatro obras literárias do acervo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, efetivada por quatro estudantes da escola pública da rede municipal de Farroupilha, no período de três meses, apresentando potencialidades de sentidos que configuram as linguagens constitutivas de cada obra, que são: Pula, Gato (CASTANHA, 2006), Leonardo (CRUZ, 2006), O Capitão e a Sereia (NEVES, 2010) e Quando eu era pequena (PRADO, 2011). As evidências reveladas pelo modo como os sujeitos leram as linguagens presentes na obra literária ressaltam a necessidade de implementar ações que contribuam para os letramentos verbal e visual. Este estudo pertence à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/427
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV