dc.contributor.advisor | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.author | Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida | |
dc.contributor.other | Bisol, Cláudia Alquati | |
dc.contributor.other | Passerino, Liliana Maria | |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T16:23:01Z | |
dc.date.available | 2014-05-29T16:23:01Z | |
dc.date.issued | 2014-05-29 | |
dc.date.submitted | 2013-12-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/429 | |
dc.description | A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como
estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos
pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços escolares, a partir da
utilização do software Boardmaker® com Speaking Dynamically Pro – SDP v.6,
recurso de tecnologia assistiva, enviado às salas de recursos multifuncionais, na
política pública brasileira de 2007 a 2012. Esta investigação verificou o modo como
esse software foi utilizado pelos professores do Atendimento Educacional
Especializado, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, com alunos com paralisia
cerebral que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental na
Rede Regular de Ensino de Vacaria. O estudo é fundamentado por diferentes
autores que apoiam a compreensão do objeto e do contexto de pesquisa, mais
especificamente, abordando os temas da Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva e dos recursos pedagógicos acessíveis de comunicação
aumentativa e alternativa, além da apropriação das tecnologias de informação e
comunicação direcionadas a pessoas com paralisia cerebral. Para análise dos
dados, buscou-se ainda apoio na teoria sócio-histórica que fundamenta os
processos de interação e mediação entre sujeitos, para o desenvolvimento dos
processos mentais superiores. Os resultados apontam para a importância do
software como ferramenta na comunicação alternativa dos alunos com paralisia
cerebral, pois transforma o computador em um eficaz recurso de educação e
comunicação. No entanto, evidenciam-se dificuldades para administrar esse recurso,
frente à sua complexidade e ao grande espaço de tempo exigido para sua
administração. Verifica-se ainda a necessidade de planejamento bem estruturado e
articulado, para que os recursos utilizados possam servir como instrumentos
mediadores na cultura, no desenvolvimento e nas aprendizagens dos alunos,
podendo, desse modo, contribuir para que dificuldades relacionadas à educação na
perspectiva da inclusão sejam ultrapassadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation consists of a qualitative study delineated as a case study about
curriculum adaptations, strategies and pedagogical procedures used in the
classroom and other school spaces, from the use of Boardmaker® with Speaking
Dynamically software Pro – SDP v.6, resource of assistive technology sent to the
multi-functional resource rooms in the Brazilian public policy from 2007 to 2012. This
research verified the way this software has been used by teachers from the
Specialized Educational Services, from August 2011 to December 2012, including
students with cerebral palsy attending the early years (1st to 5th grades) in Regular
Elementary Schools in Vacaria. The study is substantiated by several authors who
support the comprehension of the object and the context of the research, more
specifically approaching the topics of Special Education in the perspective of
Inclusive Education and accessible educational resources of augmentative and
alternative communication, besides the appropriation of information technologies and
communication addressed to people with cerebral palsy. For data analysis, it was
studied Vygotsky‟s theory that underlies the processes of interaction and mediation
among subjects for the development of the superior mental processes. The results
point to the importance of the software as a tool in alternative communication for
students with cerebral palsy, because it turns the computer into an effective resource
for education and communication. However, it is evident that there are some
difficulties in managing this resource face to its complexity and the great amount of
time required for its administration. There is still the need of a well-structured and
articulated planning so that the useful resources can be served as mediating
instruments in culture, development and student learning and may, though,
contribute to difficulties, related to education in the perspective of inclusion, are
gotten over. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Alternative Communication | en |
dc.subject | Assistive Technologies | en |
dc.subject | Specialized Educational Services | en |
dc.title | As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9706529158993991 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MARCOLIN, A. A. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |