dc.contributor.advisor | Souza, Edimar de | |
dc.contributor.author | Santos, Deise da Silva | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Gevehr, Daniel Luciano | |
dc.contributor.other | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do | |
dc.contributor.other | Silva, Émerson Neves da | |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T14:16:05Z | |
dc.date.available | 2019-03-06T14:16:05Z | |
dc.date.issued | 2019-03-06 | |
dc.date.submitted | 2018-11-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4397 | |
dc.description | A pesquisa buscou produzir uma narrativa do ensino de música do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1938 e 1945, considerando práticas e culturas evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de acervos públicos e também particulares, além da produção da empiria das narrativas de cinco ex-alunos. Dessa forma, a metodologia empregada é a História Oral com análise documental. O recorte temporal do estudo é de 1938, ano em que é inaugurado um novo prédio da instituição, até 1945, quando o Estado Novo termina. Possuindo caráter histórico, a escrita é desenvolvida tendo por orientação epistemológica a História Cultural. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientaram a análise foram especialmente as contribuições dos historiadores Chartier (2009; 2002; 1990), Burke (2008), Pesavento (2008) Barros (2003), entre outros. A instituição pesquisada está inserida em um contexto de imigração italiana, dessa forma, o estudo aponta como as políticas impostas pelo governo durante o período do Estado Novo influenciaram no cotidiano escolar desta instituição. A formação das professoras do Grupo Escolar Farroupilha também foi analisada, através de paralelos entre o ensino musical desenvolvido na Escola Complementar de Caxias e o trabalho realizado pelas professoras. Através da trajetória das docentes de música que atuavam naquela instituição, foi identificado o alcance do projeto do Canto Orfeônico no interior do RS, pois as professoras receberam formação em cursos ofertados em São Paulo pela Superintendência de Educação Musical e Artística. As representações encontradas traduzem que o canto realizado na instituição, a princípio, era interpretado sem acompanhamento instrumental, sendo realizado a capella. A interpretação das canções também não empregava arranjos vocais que exigissem tanta técnica, sendo que os indícios apontam na grande maioria das vezes eram realizadas em uníssono. As práticas de ensino musical identificadas estiveram relacionadas especialmente com contexto das festividades, através de números musicais envolvendo o canto e bailados. Evidenciou-se a inculcação de um padrão civilizador e a tentativa de moldar um cidadão pronto para servir a Pátria pelas canções de teor patriótica e os hinos. Tal perspectiva de ensino se aproximava dos pressupostos estipulados por Villa-Lobos no Canto Orfeônico, disciplina que é implantada na educação básica em âmbito nacional, que visava especialmente o canto coral, considerada como meio de formação moral e intelectual, além de ser uma das maneiras mais competentes de trabalhar o patriotismo no povo. Dessa forma, embora a pesquisa tenha um enfoque local, o estudo traz aspectos de como o projeto alcança o Rio Grande do Sul, onde o ensino musical é implantado, através da legislação, com o objetivo de prática vocal. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research sought to produce a narrative of the teaching of music of the FArroupilha School Group, between the years of 1938 and 1945, considering practices and cultures evidenced in documental and photographic sources, coming from public and private collections as well as the production of the narrative of five former students.Thus, the methodology used is an oral history with documentary analysis. The temporal cut of the study is from 1938, year in which a new exercise of the institution is inaugurated, until 1945, when Estado Novo ends. Possessing historical character, the writing is developed having as an epistemological orientation the Cultural History. The theoretical-methodological assumptions that guided the analysis were especially the contributions of the historians: Chartier (2009, 2002, 2010), Burke (2008), Pesavento (2008) Barros (2003), among others. The researched institution is inserted in a context of Italian immigration, therefore, the study refers how policies imposed by the government during the Estado Novo period influenced the daily life of this institution. The training of the teachers of the Farroupilha School Group was also analyzed through parallels between the musical
teaching developed at the Complementary School of Caxias and the work done by the teachers. Through the trajectory of the music teachers that worked in that institution, the scope of the project of the Canto Orfeônico within the RS was identified, because the teachers received training in courses offered in São Paulo by the Superintendency of Music and Arts Education. The representations found show that the song performed in the institution, at first, was interpreted without instrumental accompaniment, being performed a capella. The interpretation of the songs also did not employ vocal arrangements that required so much technique, and evidences indicate that most of the time they were held in unison. The musical teaching practices identified were especially related to the context of the festivities, through musical numbers involving singing and dances. It was evidenced the inculcation of a
civil standard and the attempt to shape a citizen ready to serve the homeland through the songs of patriotic content and the hymns. This repertoire was consonant with precepts and themes. This perspective of teaching approached the presuppositions stipulated by Villa-Lobos in the Canto Orfeônico, discipline that is implanted in the basic education in national scope that especially aimed the canto coral, considered as means of moral and intellectual formation, besides being one of the more
competent manners to work patriotism on the people. Thus, although the research has a local focus, the study brings aspects of how the project reaches Rio Grande do Sul, where the teaching of music is implemented through legislation, with the objective of vocal practice. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Music Instruction and study | en |
dc.subject | Education History | en |
dc.subject | Schools | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.title | Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6365420564930326 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SANTOS, D. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |