dc.contributor.advisor | Bisol, Cláudia Alquati | |
dc.contributor.author | Oliveira, Emerline de | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani | |
dc.contributor.other | Alvarenga, Luiz Fernando Calage | |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T15:57:38Z | |
dc.date.available | 2019-03-06T15:57:38Z | |
dc.date.issued | 2019-03-06 | |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4398 | |
dc.description | O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade de favorecer a aprendizagem do estudante. Diversos olhares sobre o corpo permeiam a sociedade, fazendo com que o corpo com deficiência seja percebido de maneiras distintas, marcando as atitudes dos profissionais e das escolas. O aporte teórico percorre os caminhos das principais teorias sobre o corpo e como o corpo com deficiência é compreendido nos modelos médico e social. Contextualiza-se a Paralisia Cerebral com a finalidade de compreender as principais características desse estudante e situa-se algumas questões relativas à inclusão escolar. A investigação consiste em um estudo qualitativo de natureza exploratória, composto por entrevistas semiestruturadas. Os participantes do estudo foram nove professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Caxias do Sul, os quais lecionam para um ou mais alunos com Paralisia Cerebral. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados foram analisados e divididos em três categorias: a) O olhar sobre o corpo; b) Formação docente; c) Prática docente. Os resultados permitem identificar que vários dos professores entrevistados ainda compreendem o corpo diferente como um corpo anormal ou doente. Em virtude de suas características, o corpo da criança com Paralisia Cerebral é percebido como frágil e vulnerável,
o que ocasiona medo e insegurança nos professores. Evidencia-se, também, que quanto maior
o comprometimento motor das crianças, mais difícil se torna para o professor encontrar potencialidades em seu aluno. Em contrapartida, nota-se que há um avanço em direção à inclusão no momento em que os professores compreendem as necessidades de seus alunos e buscam estratégias para aprimorar a prática docente. Considera-se, então, que incluir demanda ação, tempo, energia e esforço para romper com paradigmas religiosos e culturais, a fim de aceitar a diferença e chegar à mais relevante das questões: a saída da zona de conforto. Além disso, acredita-se que incluir seja desafiador pois exige que o professor esteja constantemente fazendo ajustes em suas práticas para propiciar ao aluno situações significativas de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the perception of teachers in relation to students with Cerebral Palsy, considering the centrality of the body and the pedagogical strategies used by teachers in order to promote student learning. Several glances about the body permeate society, making the body with disabilities be perceived in different ways and marking de attitudes of professionals and schools. The theoretical framework goes through the main theories about the body, and how the body with deficiency is comprehended in the medical and social models. Cerebral Palsy is then contextualized in order to understand the main characteristics of this student and some issues related to school inclusion. The research consists of a qualitative study of exploratory nature, composed of semi-structured interviews. The participants of the study were nine teachers from the Elementary School of the Municipal Education Network of Caxias do Sul, who teach one or more students with Cerebral Palsy. Data analysis was performed based on the content analysis of Bardin (2011). The results were analyzed and divided into three categories: a) The look over the body; b) Teacher training; c) Teaching practice. The results allow us to identify that several of the interviewed teachers still understand the different body as an abnormal or diseased body. Due to its characteristics, the body of the child with Cerebral Palsy is perceived as fragile and vulnerable, which causes fear and insecurity in teachers. It is also evidenced that the greater the motor impairment of the children, the more difficult it becomes for the teacher to find potentialities in his student. On the other hand, it is noticed that there is an advance towards the inclusion from the moment in which the teachers understand the necessities of its students and start looking for strategies to improve the teaching practice. It is considered that inclusion demand action, time, energy and often effort to break with religious and cultural paradigms to accept the difference, and that leaving the comfort zone is the most relevant of the issues. In addition, it is believed that including it is challenging because it requires that the teacher is constantly planning their practices to provide the student with
meaningful learning situations. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Corpo e mente | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem educacional | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | en |
dc.subject | Cerebral palsy | en |
dc.subject | Mind and body | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.subject | Educational learning | en |
dc.title | O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0242060965179504 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | OLIVEIRA, E. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |