Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Niederauer, Carina Maria Melchiors"
Mostrando ítems 1-6 de 6
-
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Kloss, Caroline (2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
Kullmann, Niuana (2021-02-26)O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ... -
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
Pinno, Rúbia de Cássia Ferreira (2019-04-23)Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
Toniazzo, Fernanda Ribeiro (2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
Fernandes, Alexandre Cortez (2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
Wistchoreck, Mirley Tereza Correia da Costa (2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ...