Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 341-360 of 417
-
Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
(2014-06-09)Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos ... -
A escrita como técnica de si : formação de professores e os modos de subjetivação
(2014-06-09)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS – Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa de História e Filosofia da Educação. Ela teve como objetivo ... -
A avaliação como dispositivo de subjetivação
(2014-06-09)A presente dissertação ancora-se na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul e problematiza os processos de avaliação escolar em uma perspectiva genealógica. ... -
Família-criança-escola/professor : o interjogo repetição-transformação
(2014-06-06)A presente investigação – que tem como foco relações possíveis entre aprendizagem, interações familiares e escolares – busca delinear uma compreensão acerca de possíveis interrelações do estilo de aprender que uma criança ... -
Educação e linguagem desde a enunciação oral do professor de língua inglesa : autopercepção e percepção de alunos
(2014-06-06)Esta investigação teve como objetivos: (a) verificar o grau de êxito da compreensão do discurso oral docente de aprendizes de língua inglesa de nível de proficiência B2, conforme classificação sugerida pelo Quadro Comum ... -
Processos educativos e a formação da virtude cidadã
(2014-06-06)A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento ... -
Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
(2014-06-06)Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo tem como objetivo configurar o ... -
Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
(2014-06-06)A dissertação, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980, foi suscitada a partir do questionamento “Quais ... -
Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
(2014-06-06)A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de ... -
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
(2014-06-06)Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, ... -
Corpo, dança, educação : Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
(2014-06-06)Esta dissertação estuda a evolução do conceito de corpo e suas possibilidades enquanto dispositivo de elaboração de conceitos, enunciados e educação. A partir do trinômio corpo, dança e educação, problematiza-se a ... -
Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
(2014-06-06)As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo e espaços que não contemplam os padrões de ... -
A linguagem da educação ambiental e a construção da pertença planetária
(2014-06-06)A presente investigação tem como objetivo principal construir conexões entre os sentidos da linguagem dos educadores de educação ambiental com relação ao manejo dos resíduos sólidos no espaço escolar e a forma como os ... -
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
(2014-06-05)Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num ... -
Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade
(2014-06-04)O corpo, no decorrer da História, principalmente da Filosofia ocidental, passou por gradativo ganho de importância, até chegar ao entendimento do mesmo como corpo próprio ou o corpo que se é. Na Educação Física, da mesma ... -
A leitura na formação do universitário e suas intervenções nos processos educativos: formas de interação com o meio
(2014-06-04)A presente dissertação, que está vinculada à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UCS, investiga a leitura literária enquanto prática social inserida naturalmente ... -
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
(2014-06-04)No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que ... -
Educação de surdos em Caxias do Sul de 1960 a 2010 : uma história escrita por várias mãos
(2014-06-04)Ao longo da história, foi negado aos surdos o direito de se comunicarem e de serem educados em sua língua natural: a Língua de Sinais. Essa impossibilidade de serem educados em uma língua que lhes fosse acessível, ora os ... -
Educação e linguagem : os mecanismos coesivos na compreensão de problemas de aritmética
(2014-06-04)Como indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do Ensino Fundamental no Brasil é o de que os alunos sejam capazes de questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los (PCN, 1998, ... -
Constituindo-se professor(a) : percursos, histórias e memórias docentes em Bento Gonçalves (1930-1960)
(2014-06-04)O presente trabalho estuda a história da formação docente a partir das práticas educativas vivenciadas por quatro professores(as) atuantes em sua carreira profissional no município de Bento Gonçalves(RS), enquanto alunos(as) ...
