Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 361-380 of 410
- 
Valores e educação : a escola deve educar para valores? 
(2014-06-03)A presente dissertação traz como tema principal a questão dos valores em relação ao processo educativo escolar. Seu principal objetivo é analisar a tarefa da escola quanto à educação para valores, frente às transformações ... - 
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950) 
(2014-06-03)No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do ... - 
Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal 
(2014-06-03)Esta dissertação contempla pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd- UCS), através da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e tem como foco o estudo da linguagem ... - 
Diversidade cultural e políticas públicas educacionais : a proposta de Barão/RS : de 1930 a 1960 
(2014-06-03)O objetivo do presente estudo é conhecer e analisar o debate acerca das iniciativas de implantação e de condução dos processos educativos no município de Barão, no período de 1930 a 1960. O texto contempla a identificação ... - 
O acontecer na educação : perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado 
(2014-06-03)Este trabalho faz um exame do conceito de educação sob o olhar do conceito de cuidado heideggeriano. Com isso, a partir da elucidação do conceito filosófico heideggeriano de cuidado e de seus desdobramentos: compreensão, ... - 
As contribuições do suporte virtual glogster para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual 
(2014-06-03)Tendo em mente que o uso da tecnologia nas escolas ainda é restrito e que não se sabe ao certo quais são os gêneros digitais e suportes virtuais mais eficientes para o ensino, nem mesmo quais as metodologias mais adequadas ... - 
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos 
(2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... - 
Vida agreste : memória e regionalidade em São Bernardo 
(2014-06-02)Este trabalho discute a performance da memória e suas implicações em questões de identidade, sociedade e, principalmente, na constituição da regionalidade na obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, mediante a análise do ... - 
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar 
(2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... - 
O interacionismo sociodiscursivo em texto didático de leitura e produção de textos para a educação superior a distância 
(2014-06-02)Esta dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, objetivou orientar a análise, a indicação e o desenvolvimento de textos didáticos de leitura e produção de textos para a educação ... - 
Aspectos históricos do uso dos uniformes escolares : reflexões no campo da educação e da moda (1940-2000 Caxias do Sul) 
(2014-06-02)Esta dissertação procura estabelecer um diálogo sobre os aspectos históricos envolvidos nos usos dos uniformes escolares, considerando um olhar desde o campo da História da Educação e o da Moda. Com base nos pressupostos ... - 
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta 
(2014-06-02)Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a ... - 
Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras 
(2014-06-02)Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que ... - 
Práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular 
(2014-06-02)Este trabalho realiza a análise de práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular, problematizando as finalidades desta etapa educacional. Os estudos de nível médio no Brasil têm sua constituição ... - 
Investigando Jean Piaget : a epistemologia genética e o apriorismo 
(2014-06-02)O presente estudo constitui-se na Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul, pertencente à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem, e ancora-se nos ... - 
Ética e corpo na formação docente em educação física 
(2014-06-02)A ética, enquanto reflexão filosófica sobre os valores que o ser humano adota e sobre o sentido das ações que pratica, é essencial na formação de professores de Educação Física, especialmente por desenvolverem uma prática ... - 
Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica 
(2014-06-02)O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz ... - 
Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952 
(2014-06-02)O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e ... - 
Educação e autonomia : uma reflexão a partir da filosofia prática de Immanuel Kant 
(2014-06-02)O objetivo desta dissertação é explicitar o papel que a ação educativa pode desempenhar para que os educandos efetuem a transição da heteronomia para a autonomia, à luz da filosofia de Immanuel Kant. O problema de pesquisa ... - 
Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema 
(2014-05-30)O objetivo desta investigação é determinar a possibilidade de constituição de um discurso teórico que fundamente epistemologicamente a prática educativa baseada na atividade problematizante, respondendo ao seguinte problema ... 
