• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramento

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Itaise Moretti de Lima.pdf (1.731Mb)
Data
2014-06-03
Autor
Lima, Itaise Moretti
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo busca refletir sobre quem são os professores que atuam no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Vacaria e analisar as concepções desses docentes no que se refere ao processo de alfabetização e letramento de crianças no âmbito escolar. A investigação está ligada à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para efetivar tal pesquisa, foi escolhido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, do ano de 2009, para a seleção de quatro escolas – duas com as maiores médias e duas com as mais baixas, de acordo com este indicador de qualidade do ensino oferecido aos estudantes da Educação Básica. Desse modo, aplicou-se um questionário e uma entrevista aos educadores que atuaram em turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2009 para, a partir de seus discursos, traçar o seu perfil e elucidar as concepções sobre alfabetização e letramento que subjazem às práticas pedagógicas. Considerando que, por trás de toda ação educativa, especialmente quando se trata do ensino da leitura e da escrita, existe um posicionamento teórico, buscou-se respaldo em diversos autores que contribuem com tal discussão, tais como: Vygotsky (1998), Bakhtin (1981), Soares (2000, 2004) e Kleiman (1999). O discurso dos educadores foi o elemento chave na busca de relacionar tais entendimentos às teorias consultadas e ao desempenho das escolas nas avaliações externas. Observou-se, então, que os entendimentos dos profissionais acerca de conceitos como alfabetização e letramento ainda são carregados de elementos do senso comum. Assim, tais discursos não estão em conformidade com as mais recentes pesquisas feitas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita, bem como com sua utilização nas práticas sociais. Destacaram-se ainda como relevantes os dados que apontam para relação entre idade dos educadores e tempo de serviço no magistério e sucesso no IDEB. As escolas apresentaram semelhança em seus perfis socioeconômicos, no número de alunos que atendem e também no quadro de professores, os quais, em sua grande maioria, possuem curso superior. A maioria dos entrevistados considera que a alfabetização é um processo contínuo, mas ainda encontra dificuldades para desenvolver seu trabalho na nova configuração do Ensino Fundamental de nove anos. A biblioteca escolar aparece como um recurso pouco explorado, fato que demonstra a existência de falhas na compreensão e divulgação dos programas de distribuição de materiais que promovem o letramento. Esta dissertação visa contribuir com reflexões pertinentes ao campo da alfabetização e do letramento escolar, para que educadores possam ressignificar suas concepções acerca desta temática e, com isso qualificar suas práticas de sala de aula e, consequentemente, obter melhores resultados no IDEB.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/542
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV