Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958)
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Data
2019-04-06Autor
Piletti, Fernanda
Orientador
Souza, José Edimar de
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Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Jansen, instituição localizada no 2° distrito de Farroupilha/RS. O trabalho teve como recorte temporal o período entre o ano de 1937, no qual a escola foi fundada, e o ano de 1958, momento em que a escola se institucionaliza, instalando-se em um prédio específico. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram orientados pela História Cultural, utilizando-se das contribuições dos autores como Burke (1989), Chartier (2002), Halbwachs (2006), e Pesavento (2006). A metodologia considerou as memórias como documento, a partir de Grazziotin; Almeida (2012), e valeu-se da análise documental. Foram entrevistados três alunos egressos e uma professora, que também exerceu a função de direção da escola pesquisada. Além das memórias organizadas a partir da metodologia da História Oral, outros documentos foram analisados, como: fotografias, Livro de Inspeção e Visitas, Livro de Ponto, Livro de Atas, entre outras fontes localizadas nos arquivos da secretaria da E. E. E. M. Júlio Mangoni. O estudo foi dividido em cinco capítulos. O primeiro refere-se às considerações iniciais, nas quais se contextualiza a perspectiva teórica e se problematiza o objeto de pesquisa. O segundo capítulo teve como propósito abordar os percursos metodológicos para realização da pesquisa. O terceiro capítulo caracteriza aspectos de escolarização em Farroupilha, indicando como ocorreram as relações de contexto nessa localidade. Nesse sentido, destaca-se ainda a chegada dos imigrantes à região, o desenvolvimento formal da educação primária no meio rural, a institucionalização das escolas étnicas e o movimento de nacionalização da educação. O quarto capítulo enfatizou a constituição da instituição a partir dos vestígios da cultura escolar, expressa por meio de práticas e representações, destacando: as condições de instalação e funcionamento dos primeiros tempos da escola; o modo como os professores realizavam as aulas e estruturavam seu planejamento; e as orientações da inspeção escolar, que defendia o higienismo e o civismo como uma possibilidade de “modificar” as práticas e os valores de uma comunidade. O quinto capítulo, das considerações finais, retoma aspectos que perpassam a pesquisa desenvolvida. Conclui-se, com esta investigação, que os grupos escolares implantados no meio rural de Farroupilha/RS, como é o caso da instituição de Vila Jansen, preservaram aspectos das antigas aulas isoladas, as quais constituíam o formato de escola predominante no município. Além disso, a pesquisa possibilitou compreender, a partir da análise, as representações sobre a cultura desse lugar, indicando como a presença da escola contribuiu para que determinado tipo de ensino praticado perpetuasse memórias sobre a cultura escolar.