A construção da leitura mediada por jogos pedagógicos em classe multisseriada
Zusammenfassung
Este estudo buscou compreender as possíveis contribuições dos jogos pedagógicos para a construção da leitura no processo de alfabetização. O lúdico, no ato de brincar, além de ser importante e facilitador no processo de construção do conhecimento, pode potencializar o aprendizado da criança. Através de pesquisa bibliográfica e posterior observação em sala de aula, realizou-se um estudo de caso, para assim observar a prática pedagógica em relação aos jogos na construção da leitura. A vivência foi realizada em uma escola do campo com classes multisseriadas em turmas de 1º e 2º anos, possibilitando a observação da prática pedagógica em relação aos jogos na construção da leitura. O presente estudo também contou com a realização de questionários, os quais foram respondidos pelos pais e professoras das turmas trabalhadas, incluindo questões relacionadas ao ato de brincar. Para a realização das observações organizou-se um projeto com o tema “Ser criança: o brincar e a leitura”. O
projeto englobou dez jogos pedagógicos com ênfase nos direitos e deveres das crianças e foi conduzido ao longo de dez dias entre os meses de outubro e novembro de 2017. Na observação dos jogos, foram realizadas anotações no caderno de campo, e posteriormente analisou-se como a leitura se fez presente naquele momento, na vivência das crianças diante da atividade lúdica. Foi possível atentar para as reações das crianças no processo de vivência dos jogos e a construção de hipóteses que contribuíram para a prática da leitura. Ao produzir o delineamento teórico, no que diz respeito à alfabetização e letramento, pelo processo amplo e gradual, buscou-se estudos de Soares (1998, 2003), Freire (1983, 2011), Ferreiro (1996; 2001; 2003) e Solé (1998). Para a leitura, destaca-se Cagliari (2002, 2009), sendo esta considerada atividade fundamental a ser desenvolvida pela escola. No processo de alfabetização, tanto o lúdico quanto os jogos possibilitam uma aprendizagem mais eficaz, sendo que Huizinga (2017), Kishimoto (1993,1994) e Fortuna (2000) têm contribuído teoricamente com tal tema. No presente estudo de caso, em escola do campo e multisseriada, considerada desafiador para o professor, as análises ancoram-se nas contribuições de Vygotsky (1998). Os resultados evidenciaram que, o uso de jogos pedagógicos é de relevância para a aprendizagem, em especial para a prática da leitura mediada pela atividade docente. Jogos em grupos e jogos individuais cada qual a seu modo, oportunizaram momentos de leitura em voz alta e
silenciosa, leitura de sílabas e a junção em palavras e frases. Atitudes como ler e jogar, permitiram potencializar o aprendizado do aluno. Diante das atividades lúdicas propostas, a aprendizagem tornou-se significativa, tendo a participação efetiva dos alunos das turmas com momentos de trocas, de diferentes percepções e avanços na elaboração de hipóteses.