Análise do comportamento do público consumidor de vinhos das Regiões Sul e Sudeste do Brasil
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Data
2019-03-20Autor
Montanari, Queli
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
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O comportamento do consumidor é um processo complexo e multidimensional que se complica ainda mais quando é necessário considerar vários indivíduos ou grupos. Com isso, este trabalho tem como objetivo analisar os principais aspectos referentes ao comportamento do consumidor nas regiões Sul e sudeste do Brasil e comparar características em diferentes grupos. Na
metodologia realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa, pois a partir de base teórica um questionário foi estruturado. A coleta de dados deu-se de forma online. Ao final, 385 respostas foram registradas e 86,2% dos respondentes consomem vinhos de forma semanal, sendo de preferência o vinho tinto, seguido do vinho branco e espumante. Os locais de eleição para a compra são supermercados/hipermercados, vinícolas/cooperativas e restaurantes. Entre as ocasiões sugeridas para o consumo estão: em casa com a família, com amigos e também em casa sozinho. Segundo os respondentes, a compra e o consumo são motivados principalmente por gostarem da bebida e por sentirem prazer no consumo. Entre as estratégias utilizadas durante a escolha do produto, o tipo de uva e a experiência de amigos e conhecidos apresentam se como as principais ferramentas para a tomada de decisão.