Show simple item record

dc.contributor.advisorDe Conto, Suzana Maria
dc.contributor.authorTaffarel, Bianca
dc.contributor.otherBregolin, Michel
dc.contributor.otherMarsilio, Maguil
dc.date.accessioned2019-04-04T20:27:40Z
dc.date.available2019-04-04T20:27:40Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4509
dc.descriptionQuais são as ações de sustentabilidade adotadas por agências de viagem? Quais são os critérios de sustentabilidade utilizados pelas agências de viagem para a seleção de seus fornecedores (operadoras, companhias aéreas, meios de hospedagem, entre outros)? As condições de saneamento básico dos destinos comercializados pelas agências de viagem são questionadas pelos clientes? O objetivo principal da pesquisa é identificar quais são as ações de sustentabilidade adotadas por agências de viagens. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório e o questionário foi utilizado como técnica de coleta de dados. Por meio da ferramenta Google Forms, o questionário foi enviado para 69 agências de viagens que participam simultaneamente da UCS Escola de Viagens e do CADASTUR do município de Caxias do Sul. O instrumento de coleta de dados conta com perguntas relacionadas às ações de sustentabilidade adotadas pelas agências de viagens, tanto no critério de escolha dos seus fornecedores, como na criação e/ou comercialização de roteiros que contemplem a sustentabilidade, bem como na adoção de medidas que visam capacitar seus funcionários em relação à sustentabilidade. Os resultados obtidos demonstram que a sustentabilidade ainda não é um critério na seleção de fornecedores, e também, em geral, não está incorporada nas atividades das agências nem tampouco na escolha dos turistas pelos destinos que pretendem visitar. Diante de tal contexto, a proposta que se faz é que a UCS Escola de Viagens da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com algumas agências, divulgue a importância da sustentabilidade no Turismo, bem como desenvolva cursos sobre empresas sustentáveis. Trabalhos acadêmicos podem seguir esta linha de pesquisa, investigando ações de sustentabilidade e a importância que elas têm na gestão de agências e outros empreendimentos do setor de turismo (sic).pt_BR
dc.description.abstractWhat are the sustainability actions adopted by travel agencies? What are sustainability criteria used by travel agences to select their suppliers (tour operators, airline, means of hosting, among others)? Are the conditions os basic sanitation of the destinations marketed by travel agencies questioned by costumers? The main objective of the research is to identify the sustainability actions adopted by travel agencies. For this, an exploratory research was developed and the questionnaire was used as data collection technique. Through the Google Forms tool, the questionnaire was sent to 69 travel agencies participating simultaneously in the UCS Escola de Viagens and CADASTUR in the city of Caxias do Sul. The data collection instrument has questions related to the sustainability actions adopted by the travel agencies, both in the selection criteria of its suppliers and in the creation and/or commercialization of itineraries that contemplate sustainability, as well as in the adoption of measures aimed at empowering its employees in relation to sustainability. The results show that sustainability is not yet a criterion in the selection of suppliers, nor is it generally incorporated into the activities of the agencies or the choice of tourists for the destinations they intend to visit. Given this context, the proposal is that the UCS Escola de Viagens, in partnership with some agencies, publicize the importance of sustainability in Tourism, as well as develop courses on sustainable companies. Academic work can follow this line of research, investigating sustainability actions and the importance they have in managing agencies and other ventures in the tourism sector (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAgentes de viagempt_BR
dc.titleAções de sustentabilidade adotadas por agências de viagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Turismopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record