Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.authorGonem, Thays Carvalho
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherRodrigues, Carla Gonçalves
dc.date.accessioned2019-04-23T16:20:13Z
dc.date.available2019-04-23T16:20:13Z
dc.date.issued2019-04-23
dc.date.submitted2018-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4581
dc.descriptionQue tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a produção de matérias ensejadas no encontro com o território de uma instituição escolar. Num primeiro instante do trabalho, exploramos as possibilidades de pesquisa a partir do método cartográfi co. Nesta oportunidade, desdobramos aspectos transversalizados à cartografi a, tais como a escrita, a produção de planos de multiplicidades, o caráter de singularidade na relação que estabelecemos com a imagem e a tentativa da sustentação de uma política a partir do método em sua versão proposta pelo pedagogo francês Fernand Deligny. Em um segundo momento, buscamos lançar nossa sensibilidade para esse espaço do ensino médio a partir das matérias encontradas na escola. Inspirados na cartografi a de Deligny e nas matérias usadas por ele, quatro dimensões são então cartografadas no itinerário da pesquisa, as quais são nomeadas áreas vivas; mapas e croquis; escritura; e imagens. Essa cartografi a ganha hospedagem, um espaço para habitar, a partir de nosso movimento de produção de fotocartografi as, escrituras sobre as fotografi as, espaço onde as linhas se dão a ver e podem se multiplicar por meio do ponto de partida que é a afecção da cartógrafa. Tais linhas fazem mapas a partir das tentativas da escrita e da leitura, tendo em vista que ler e escrever não podem senão se constituir em vida, percurso e mobilidade, jamais representação.pt_BR
dc.description.abstract¿Qué ensayos para pensar una educación para todos podemos operar con una escuela de enseñanza secundaria a partir de la realización de una cartografía? Provocados por esta pregunta elaboramos una disertación de maestría mediante la producción de materias dibujadas en el encuentro con el territorio de una institución escolar. En el primer momento del trabajo, analizamos las posibilidades de investigación a partir del método cartográfi co. En esta oportunidad, desplegamos aspectos transversales a la cartografía, tales como la escrita, la producción de planos de multiplicidades, el carácter de singularidad en la relación que establecemos con la imagen y la tentativa de sustentación de una política a partir del método en la versión propuesta por el pedagogo francés Fernand Deligny. En un segundo momento, buscamos lanzar nuestra sensibilidad para ese espacio de la enseñanza secundaria a partir de las materias encontradas en la escuela. Inspirados en la cartografía de Deligny y en las materias usadas por él, cuatro dimensiones son entonces cartografi adas en el itinerario de la investigación, las cuales son llamadas áreas vivas; mapas y croquis; escritura; e imágenes. Esa cartografía gana hospedaje, un espacio para habitar, a partir de nuestro movimiento de producción de fotocartografías, escrituras sobre las fotografías, espacio donde las líneas generales se muestran y pueden multiplicarse por medio del punto de partida que es la afección de la cartógrafa. Las mencionadas líneas hacen mapas a partir de los ensayos de la escrita y de la lectura, considerando que leer y escribir sólo pueden constituirse en vida, camino y movilidad, jamás representación.esp
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectPhotographsen
dc.subjectWritingen
dc.subjectReadingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleFotocartografias de uma educação para todos no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0439844381757010pt_BR
mtd2-br.author.lattesGONEM, T. Cpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorMatos, Sônia Regina da Luz


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples