Mostra i principali dati dell'item
Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
dc.contributor.advisor | Carbonara, Vanderlei | |
dc.contributor.author | França, Ricardo Vallejos | |
dc.contributor.other | Rosa, Geraldo Antônio da | |
dc.contributor.other | Farinon, Mauricio João | |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T17:43:44Z | |
dc.date.available | 2019-04-23T17:43:44Z | |
dc.date.issued | 2019-04-23 | |
dc.date.submitted | 2018-12-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4587 | |
dc.description | Esta pesquisa possui como tema central e título Reflexões Contemporâneas sobre a Formação a partir do Tensionamento Histórico entre Civilidade e Barbárie. Seu objetivo principal é compreender a dimensão formativa que está presente nos modos contemporâneos de expressão do tensionamento histórico entre civilização e barbárie. O problema de pesquisa traz a seguinte questão: qual a dimensão formativa que está presente nos modos contemporâneos de expressão do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie? Ele se justifica na medida em que se constata que na pregressa e na hodierna história humana a barbárie sempre esteve presente de múltiplas formas. Sob o ponto de vista de técnica procedimental, o presente estudo lançou mão de pesquisa eminentemente bibliográfica, utilizando os métodos analítico e hermenêutico de forma articulada, haja vista que, por entendimento deste autor, são os que propiciam melhor apreensão sobre o objeto de pesquisa. Assim sendo, esta está estruturada em um conjunto de distintos autores e obras vinculados à abordagem temática em comum: a formação. Nessa plêiade autoral e de enfoques, figuram, entre outros, a título exemplar, os teóricos que fundamentam o trabalho, como Rousseau, Adorno, Horkheimer, Gadamer e Mattéi. Nesse mister, analisa-se as principais escolas e movimentos antigos e atuais, visando à compreensão histórica e filosófica da formação, às tensões civilizatórias e à reflexão do papel da educação contemporânea acerca da formação face à barbárie. A partir dessa plástica se extrai as argumentações de maneira a construir as devidas compreensões e possíveis conclusões. Assim sendo, o modo de conhecer deste trabalho (constituindo o caráter filosófico) visa à ciência e à consciência acerca do estudo, nestas múltiplas e facetadas relações entre o sujeito e o objeto de conhecimento, expressos pela linguagem e acercando-se do entendimento da realidade que se quer compreender. Portanto, não há um resultado taxativo da pesquisa, mas estudos e reflexões que poderão servir de aportes e suportes para outras reflexões acerca da formação frente à barbárie. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research has as central theme and title Contemporary Reflections on Formation and Barbarism. Its main objective is to understand the formative dimension that is present in the contemporary modes of expression of the historical tension between civilization and barbarism. The problem of research lies in understanding the formative dimension that is present in the contemporary modes of expression of the tension between civilization and barbarism? It is justified insofar as it is found that in the past and in human history barbarism has always been present in many forms. From the point of view of its procedural technique, it is an eminently bibliographical research and uses the analytical method and the hermeneutical method in an articulated way, given that, according to this author's understanding, they are the ones that provide the best apprehension about the research object. Thus, it is structured in a set of different authors and works linked to the common thematic approach: training. In this authorial and focus group, the theorists who base the work, such as Rousseau, Adorno, Horkheimer, Gadamer and Mattéi, are exemplified, among others. In this sense, we analyze the main schools and ancient and current movements aiming at the historical and philosophical understanding of formation, the civilizational tensions and the reflection of the role of contemporary education in the formation of barbarism. From this plastic, the arguments are extracted in order to construct the proper understandings and possible conclusions. Thus, the way of knowing this work (constituting the philosophical character), aims at the science and the conscience about the study, in these multiple and faceted relations between the subject and the object of knowledge, expressed by the language and approaching the understanding of the reality that one wants to understand. Therefore, there is no exhaustive result of the research, but rather, studies and reflections that may serve as contributions and supports for other reflections on the formation of barbarism. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Individualidade - Formação | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Civilização - História | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Individuality - In service training | en |
dc.subject | Hermeneutics | en |
dc.subject | Civilization - History | en |
dc.title | Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9862808170238651 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | FRANÇA, R. V. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |