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dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.authorDambros, Viviane Patrícia
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherTrevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.otherDoll, Johannes
dc.date.accessioned2019-04-23T19:36:16Z
dc.date.available2019-04-23T19:36:16Z
dc.date.issued2019-04-23
dc.date.submitted2018-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4588
dc.descriptionA presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo sobre a influência da identidade profissional no processo de envelhecimento docente, sob o olhar da biopolítica. O problema que será trabalhado nesta dissertação se traduz no objetivo geral dessa pesquisa que é analisar de que forma os aspectos que constituem a identidade profissional docente interferem no processo de envelhecimento, a partir de uma perspectiva biopolítica. Os objetivos específicos que conduzirão a obtenção deste objetivo geral foram definidos como: investigar a constituição da identidade profissional docente; analisar o processo de envelhecimento docente e identificar possíveis consequências da interferência da identidade profissional nos processos de envelhecimento docente, sob a perspectiva da biopolítica. A relevância social dessa pesquisa é a contribuição para o entendimento sobre como se dá o processo de envelhecimento docente, bem como de fornecer elementos para a elaboração e análise de políticas institucionais relacionadas à aposentadoria na IES pesquisada. A hermenêutica é a concepção metodológica que guiará essa pesquisa, a qual tem a fala dos sujeitos como expressão da experiência vivida dentro e fora da instituição de ensino. A unidade a ser estudada, através da estratégia metodológica do estudo de caso, é o processo de envelhecimento docente numa instituição de ensino superior da serra gaúcha, tema complexo e relacionado com os desafios da contemporaneidade. Para dar suporte ao estudo de caso optou-se por trabalhar com o grupo focal como técnica para coleta dos dados a serem analisados. O corpus da pesquisa foram três grupos de docentes da instituição pesquisada: um grupo composto por professores no exercício da atividade docente e em processo de preparação para a aposentadoria; outro grupo formado por professores aposentados, mas ainda no exercício da profissão; e um último grupo de professores, aposentados, mas já sem vínculo com a IES, os quais deram origem aos três grupos focais que aconteceram na pesquisa. Foucault, Esposito, Ruiz, Debert, Camarano, Neri, Baltes, Nóvoa e Stano foram alguns dos autores estudados para dar suporte ao entendimento dos referenciais que fundamentaram este trabalho: envelhecimento, identidade docente, biopolítica e subjetivação. Foram identificadas três grandes categorias a serem analisadas: Tornar-se docente, A vida na docência na IES e (H)A vida após a docência, retratam o que realmente teve e tem valor para estas pessoas que carregam consigo a identidade docente. Os resultados encontrados apontam para a necessidade das instituições de ensino superior terem claras as políticas referentes ao encerramento da carreira docente, serem transparentes quanto a essas definições e reformularem os programas de preparação para a saída da instituição de forma que trabalhem especificamente com os aspectos que diferenciam o professor dos demais profissionais, direcionando para o que realmente fará falta após a saída da instituição, que foi identificado como sendo a relação permanente e intensa com os alunos e com o conhecimento, fatores estes que influenciaram, conforme apontado pela pesquisa, a qualidade do processo de envelhecimento docente.pt_BR
dc.description.abstractThe present work constitutes a qualitative study on the influence of professional identity in the process of teacher aging, through the vision of biopolitics. The problem that will be addressed in this dissertation is the general objective of this research, which is to analyze how the aspects that constitute the professional identity of teachers interfere in the aging process, from a biopolitical perspective. The specific objectives that will lead to the attainment of this general objective were defined as: investigating the constitution of the professional teacher identity; to analyze the aging process of the teacher and to identify possible consequences of interference of professional identity in the processes of teacher aging, from the perspective of biopolitics. The social relevance of this research is the contribution to the understanding of how the aging process of the teacher takes place, as well as to provide elements for the elaboration and analysis of institutional policies related to retirement at the High Education Institution researched. Hermeneutics is the methodological conception that will guide this research, which has the speech of the subjects as an expression of the experience lived inside and outside the educational institution. The unit to be studied, through the methodological strategy of the case study, is the process of teacher aging in an institution of higher education in the state of Rio Grande do Sul, a complex theme related to contemporary challenges. In order to support the case study, it was decided to work with the focal group as a technique for collecting the data to be analyzed. The corpus of the research was constituted of three groups of teachers of the research institution: a group composed of teachers in the exercise of the teaching activity and in the process of preparation for retirement; another group formed by retired teachers, but still in the exercise of the profession; and a last group of retired teachers, who are not working any more at the institution, which gave rise to the three focus groups that took place in the research. Foucault, Esposito, Ruiz, Debert, Camarano, Neri, Baltes, Nóvoa and Stano were some of the authors studied to support the understanding of the references that underpinned this work: aging, teacher identity, biopolitics and subjectivation. Three major categories were identified: Becoming a teacher, Life in teaching at the High Education Institution, and Life after teaching. depict what really had and has value for these people who carry with them the teaching identity. The results found point to the need for higher education institutions to clarify the policies regarding the closure of the teaching career, to be transparent about these definitions and to reformulate the preparation programs for leaving the institution in a way that works specifically with the aspects that differentiate the teacher of the other professionals, directing to what will really be missed after leaving the institution, which was identified as the permanent and intense relationship with the students and with the knowledge, factors that influenced, as pointed out by the research, the quality of the aging process.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectAgingen
dc.subjectIdentity (Psychology)en
dc.subjectRetirementen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.titleO processo de envelhecimento docente: subjetivação em tempos de biopolíticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4039687096024426pt_BR
mtd2-br.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4039687096024426pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorBohm, Verônica


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