O processo de envelhecimento docente: subjetivação em tempos de biopolítica
Data
2019-04-23Autore
Dambros, Viviane Patrícia
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo sobre a influência da identidade profissional no processo de envelhecimento docente, sob o olhar da biopolítica. O problema que será trabalhado nesta dissertação se traduz no objetivo
geral dessa pesquisa que é analisar de que forma os aspectos que constituem a identidade profissional docente interferem no processo de envelhecimento, a partir de uma perspectiva biopolítica. Os objetivos específicos que conduzirão a obtenção
deste objetivo geral foram definidos como: investigar a constituição da identidade profissional docente; analisar o processo de envelhecimento docente e identificar possíveis consequências da interferência da identidade profissional nos processos
de envelhecimento docente, sob a perspectiva da biopolítica. A relevância social dessa pesquisa é a contribuição para o entendimento sobre como se dá o processo de envelhecimento docente, bem como de fornecer elementos para a elaboração e análise de políticas institucionais relacionadas à aposentadoria na IES pesquisada. A hermenêutica é a concepção metodológica que guiará essa pesquisa, a qual tem a fala dos sujeitos como expressão da experiência vivida dentro e fora da instituição de ensino. A unidade a ser estudada, através da estratégia metodológica do estudo de caso, é o processo de envelhecimento docente numa instituição de ensino superior da serra gaúcha, tema complexo e relacionado com os desafios da contemporaneidade. Para dar suporte ao estudo de caso optou-se por trabalhar com o grupo focal como técnica para coleta dos dados a serem analisados. O corpus da pesquisa foram três grupos de docentes da instituição pesquisada: um grupo composto por professores no exercício da atividade docente e em processo de preparação para a aposentadoria; outro grupo formado por professores aposentados, mas ainda no exercício da profissão; e um último grupo de professores, aposentados, mas já sem vínculo com a IES, os quais deram origem aos três grupos focais que aconteceram na pesquisa. Foucault, Esposito, Ruiz, Debert, Camarano, Neri, Baltes, Nóvoa e Stano foram alguns dos autores estudados para dar suporte ao entendimento dos referenciais que fundamentaram este trabalho: envelhecimento, identidade docente, biopolítica e subjetivação. Foram identificadas três grandes categorias a serem analisadas: Tornar-se docente, A vida na docência na IES e (H)A vida após a docência, retratam o que realmente teve e tem valor para estas pessoas que carregam consigo a identidade docente. Os resultados encontrados apontam para a necessidade das instituições de ensino superior terem claras as políticas referentes ao encerramento da carreira docente, serem transparentes quanto a essas definições e reformularem os programas de preparação para a saída da instituição de forma que trabalhem especificamente com os aspectos que diferenciam o professor dos demais profissionais, direcionando para o que realmente fará falta após a saída da instituição, que foi identificado como sendo a relação permanente e intensa com os alunos e com o conhecimento, fatores estes que influenciaram, conforme apontado pela pesquisa, a qualidade do processo de envelhecimento docente.