Educação e linguagem : contribuições da enunciação oral do professor ao desenvolvimento da habilidade de investigar na formação de psicólogos
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Date
2014-05-30Author
Slomp, Caroline
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
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Esta investigação teve como objetivo analisar a relação da linguagem docente com a
aprendizagem de alunos, no que se refere a influências do discurso docente no
desenvolvimento da habilidade de investigar por acadêmicos do curso de Psicologia. O
problema de pesquisa questiona: Como o professor, através de seu discurso, pode
problematizar o conteúdo em sala de aula, de forma a contribuir para que o aluno do curso
de graduação em Psicologia desenvolva a habilidade de investigar? Na tentativa de
responder a essa inquietação, foram estabelecidas questões que nortearam o processo de
investigação: (1) Como a habilidade de investigar pode ser desenvolvida pelo aluno em seus
processos de aprendizagem durante a graduação em Psicologia?; (2) Quais são os recursos
de linguagem, presentes no discurso docente, passíveis de contribuir para o desenvolvimento
da habilidade de investigar dos alunos do curso de graduação em Psicologia?; e (3) Como a
problematização, pelo discurso docente, pode contribuir para o desenvolvimento da
habilidade de investigar dos alunos do curso de graduação em Psicologia? O presente estudo
buscou responder a essas questões propostas por meio de pesquisa bibliográfica, incluindo
observações decorrentes de minha prática como docente em curso de graduação em
Psicologia, relacionadas à proposta desta investigação. O estudo, de caráter teórico, aborda o
desenvolvimento da habilidade de investigar como um processo da aprendizagem em que
ocorre a mobilização de recursos cognitivos, operações mentais, para resolver situaçõesproblema.
Também sugere alternativas para a compreensão de aspectos da linguagem
presentes no investigar do psicólogo e na interação professor/aluno, com base na teoria
enunciativa de Benveniste. São ainda propostas alternativas de resposta às questões
norteadoras da pesquisa, no sentido de auxiliar a formação de estudantes de Psicologia ao
apontar possibilidades de os professores utilizarem recursos presentes em sua linguagem oral,
a fim de problematizar o ensino, de modo a colaborar com o desenvolvimento da habilidade
de investigar do psicólogo. O estudo salienta, igualmente, a importância do saber perguntar
tanto para o psicólogo, quanto para o professor que buscam colaborar com o desenvolvimento
do investigar de seus alunos.