• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Aline Sberse Sengik.pdf (952.3Kb)
Data
2014-05-30
Autore
Sengik, Aline Sberse
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV