Mostra i principali dati dell'item
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Sengik, Aline Sberse | |
dc.contributor.other | Toldo, Cláudia | |
dc.contributor.other | Paviani, Neires Maria Soldatelli | |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T11:41:44Z | |
dc.date.available | 2014-05-30T11:41:44Z | |
dc.date.issued | 2014-05-30 | |
dc.date.submitted | 2013-12-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460 | |
dc.description | A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis has as a main goal to propose guidelines for a major instrumentation that helps teachers to identify difficulties in the development of reading skills (decoding and comprehension) of the student, especially in the early years of Elementary School. The procedure adopted is essentially bibliographic and concepts used are based mainly on theoretical references by Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende and Condemarín, among other authors who study human development, education, learning and reading. The study reveals that learning to read is a social practice, which is complex, occurring in the interaction between the reader and the author. In this process, several factors come into play at the same time such as the prior knowledge of the reader and the text elements. For this operation to take place effectively, it is recommended that the learner develop a range of skills and use some reading strategies. In this sense, the more information the teacher has on the processes of literacy, as well as about the operations that proficient reading requires more qualifiedly tends to assess the reading level of the students and intervene whenever necessary. The investigation concluded that it enables a teacher to be able to create a well-instrumented interaction context, placing himself or herself as a mediator in the process that involves teaching skills overlapped by reading, more appropriately identifying the difficulties that may occur in this pathway and promoting more favorable conditions for meaningful learning. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Inabilidade na leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5046253029005618 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SENGIK, A. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |