Fatores motivacionais e higiênicos nas organizações
View/ Open
Date
2019-05-10Author
Ceratti, Adolar Claudio
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Show full item recordAbstract
Estudar os fatores motivações e higiênicos como processo de motivação bem como as teorias utilizadas para motivar as pessoas a fim de atingir os objetivos das empresas mantendo e preservando o capital humano dentro das mesmas, torna-se cada vez mais importante. O presente estudo, objetivou-se identificar os fatores motivacionais e higiênicos que são percebidos pelos funcionários de uma empresa do ramo plástico da cidade de Caxias do Sul, com base na Teoria Bifatorial de Herzberg e que contribuem para a satisfação no trabalho. O estudo é de natureza descritiva e quantitativa. A amostra final foi de 73 participantes. Os dados foram obtidos por meio de um questionário formado de 14 perguntas com uma escala de 5 pontos do tipo Likert, aplicado pessoalmente. Os resultados obtidos permitiram concluir que, participantes da pesquisa estão satisfeitos com todas as variáveis que compõem os fatores motivacionais e que mostraram indiferentes somente em dois dos fatores higiênicos, seja, “Estou satisfeito com minha remuneração” e “O meu trabalho me proporciona status”. Também confirmou-se através da análise de correlação de Spearman, que não existe correlação significativa entre os fatores motivacionais e os fatores higiênicos, ou seja, o coeficiente de correlação foi de 0,281 para um p=0,047, pois o nível de significância foi de 5%. Todos os objetivos específicos delineados foram atingidos. [resumo fornecido pelo autor]