Estratégias utilizadas para determinar a precificação dos serviços mas escolas de educação infantil na cidade de Caxias do Sul: um estudo qualitativo
Visualizar/ Abrir
Data
2019-05-14Autor
Dalzotto, Carina Benincá Ramos
Orientador
Panizzon, Mateus
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Hoje o mercado possui uma grande diversidade de empresas que prestam serviços e estão em constantes transformações, buscando ideias inovadoras para fazer a diferença no mercado. Serviços são ações, processos realizados que não podem ser tocados, sentidos, mas que são feitos para satisfazer a necessidade dos clientes. O valor de um serviço pode variar muito de um cliente para outro, pois muitos aspectos são avaliados na hora da escolha, como o preço, qualidade, atendimento, localização e outros fatores. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas na formação do preço de venda (mensalidade) nas escolas de educação infantil na cidade de Caxias do Sul. A metodologia proposta neste trabalho é uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um roteiro com os responsáveis das escolas. O instrumento utilizado foi adaptado de Motta (2000) e Nicolau (2017). Através das entrevistas identificou-se que as escolas calculam seu preço através do uso de método custeio tradicional e o Mark-up, bem como por uma pesquisa de mercado com as escolas concorrentes, baseando-se na realidade e na economia. [resumo fornecido pelo autor]